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A importância de investir em marketing de conteúdo para seu negócio

A importância de investir em marketing de conteúdo para seu negócio

Por Mauro Lacerda | Marketing de Conteúdo | 176 Views

As formas de gerar mais negócios e fortalecimento no mercado são constantemente trabalhadas pelas empresas, principalmente ao considerar o cenário cada vez mais competitivo no meio digital. Nesse cenário, estratégias como o marketing de conteúdo se destacam pelo potencial.

Afinal, por meio deste recurso é possível aproximar os consumidores, cativar e converter por meio de materiais valiosos.

Agregar valor por meio de um conteúdo envolve uma série de pontos e, por esse motivo, a atração do cliente a princípio se dá essencialmente através de informações relevantes, que se distanciam da predominância de ofertas ou dados somente sobre a empresa.

É algo que pode ser sintetizado através de uma frase de Tom Fishburne, criador de  cartoons para área de marketing, em que diz que "o melhor marketing do mundo não parece marketing". 

Dessa forma, pode-se observar que os materiais elaborados no marketing de conteúdo são direcionados para que apresentem alguma utilidade para o público.

Por esse motivo, quando se fala dessa técnica, comumente a venda é apontada como uma consequência do processo.

É o exemplo de uma empresa da área veicular, que pode abordar o primeiro emplacamento PCD em um dos conteúdos. Ao considerar que se trata do registro do automóvel na base de informações no órgão competente,  conteúdos como os seguintes podem ser elaborados:

  • Exigências para o processo;
  • Prazos envolvidos;
  • Documentos essenciais para os motoristas;
  • O que é emplacamento.

É justamente por esse tipo de dinâmica da estratégia que a percepção mais positiva do público pode ser construída, o que contribui com que a marca seja procurada para atender suas necessidades. 

A seguir, conheça mais informações sobre o quão significativo pode ser o investimento em táticas como o marketing de conteúdo para a sua empresa.

As vantagens de apostar no marketing de conteúdo

Com as informações apresentadas foi possível analisar o que é englobado no conceito de marketing de conteúdo. Todavia, para que exista uma compreensão mais clara da importância do investimento nessa estratégia, é importante ter um maior conhecimento dos benefícios envolvidos, tais como:

Potencializa o engajamento

Em meio aos diversos canais em que o marketing de conteúdo pode ser executado, como blogs, sites e redes sociais, há grandes oportunidades por meio do engajamento para estabelecer uma relação mais forte com o público.

Certamente, é algo que envolve proximidade e frequência. Dessa forma, os profissionais da marca devem estar atentos às formas de abordagem, atualizações dos canais e tipos de interações com o público.

Esses são fatores essenciais tanto para fidelizar clientes quanto para atrair prováveis consumidores.

Contribui com a consciência de marca

Chamada de brand awareness, a consciência de marca aponta não apenas o quanto, mas a forma de reconhecimento de uma empresa por parte do público.

É algo que está relacionado principalmente com a percepção positiva indicada, o que pode ter como resultado uma maior probabilidade de que as pessoas recorram a empresa. Afinal, já é algo que soa como familiar e agradável a partir dos materiais enriquecedores disponibilizados. 

Por exemplo, se uma empresa do setor de construção civil necessita de arrasamento de estaca para a fundação de obras, o profissional que acompanha determinados conteúdos de uma empresa do setor, pode buscá-la primeiramente para uma cotação do serviço.

Aumenta o número de negócios

Conforme citado, a venda acaba se tornando uma consequência do processo do marketing de conteúdo e deve-se considerar as possibilidades que essa estratégia apresenta para potencializar a concretização de negócios.

A influência para esse resultado é que o conteúdo contribui na condução dos leads, que são os clientes em potencial que em algum ponto expressaram interesse pela marca, pelo pela trajetória de compra, até que de fato estejam prontos para concretizá-la.

É válido abordar que a captação de leads também é favorecida pela influência dos conteúdos no aumento do tráfego nas páginas da empresa.

Educa o mercado

Qual é a importância da educação de mercado? Basta imaginar o potencial que o conhecimento apresenta para superar objeções e contribuir com a decisão de compra.

É o caso de um profissional que está em busca de secador de ar comprimido para indústria. Há possibilidade de que um entendimento pleno do mercado não exista, é algo normal e que reforça o potencial do marketing de conteúdo.

Neste ponto, pode-se observar com maior clareza a importância de materiais enriquecedores para o público-alvo da marca.

No caso apresentado, seria possível apresentar as diferenças entre os modelos, como as particularidades do secador de ar comprimido por refrigeração, uso, entre outras possibilidades.

Como trabalhar a atratividade dos conteúdos?

Ao mesmo tempo em que é fundamental atender as distinções de cada empresa, porte e segmento de atuação, torna-se interessante ter consciência de que algumas dicas gerais podem ser úteis, em especial, pelas chances de adaptação.

Afinal, táticas eficazes para profissionais que realizam a transferencia de veiculo Detran podem não funcionar da mesma forma para outros segmentos, em especial, devido às particularidades que o processo envolve.

Analisamos anteriormente uma série de possibilidades enriquecedoras que o marketing de conteúdo proporciona para as empresas e, devido às divergências entre os modelos de negócio, há chances de que grandes dúvidas apareçam para desenvolver o material.

Existem alguns pontos que exigem maior atenção apesar de tais distinções e são a base para uma elaboração eficaz em cada tipo de canal. Em meio a esses fatores, é possível abordar a escaneabilidade.

Trata-se de um fator associado com a atratividade do texto, sendo um dos principais pontos de impacto para estimular o interesse. Entre os recursos trabalhados estão:

  • Parágrafos curtos;
  • Negrito;
  • Listas;
  • Intertítulos.

Ainda mais, quando se fala na elaboração de conteúdo, é muito comum que o foco esteja voltado para a construção do texto. De fato, é um dos pilares para a estratégia, porém, o uso adequado de imagens também é de grande relevância.

Por exemplo, um conteúdo sobre pistola para pintura eletrostática pode abordar todos os benefícios proporcionados por esse tipo de aplicação, em especial, a maior proteção conferida aos materiais metálicos ou até mesmo dicas de uso.

A utilização de imagens que façam sentido, contribuam com um conteúdo ainda mais atrativo e esclarecedor, como com uma imagem de antes e depois da aplicação da pistola, pode elevar os resultados obtidos.

A distinção entre persona e público-alvo

Assim como a escaneabilidade, a persona e o público-alvo também possuem grande impacto nos conteúdos criados. Você sabe qual é a diferença para definir cada um?

Primeiramente, é válido citar que para a atuação de qualquer empreendimento, é imprescindível que exista uma definição clara do público-alvo, até mesmo ao se tratar da elaboração de um plano de negócios. 

Afinal, é uma importante forma de direcionar as ações da empresa de um modo geral, o que envolve, também as estratégias de marketing. Dessa maneira, materiais são criados de maneira planejada para alcançar as pessoas certas.

Já por intermédio das personas, é possível obter uma maior precisão do perfil dos clientes. Mesmo que esses sejam fatores distintos, são cruciais para as empresas, principalmente na abordagem empregada. 

Conforme indicado anteriormente,  as táticas variam, logo, a forma de abordar o público de uma empresa que produz queimador industrial provavelmente será distinta da aplicada para o público do setor de cosméticos. 

No caso do público-alvo, fatores essencialmente demográficos são analisados, tais como:

  • Estado civil;
  • Nível educacional;
  • Renda;
  • Faixa etária.

Já ao falar da persona, para a descrição do consumidor ideal, pontos como os seguintes são levantados:

  • Rotina;
  • Objetivos;
  • Atuação profissional;
  • Redes sociais usadas;
  • Ambições;
  • Dores em relação a um produto ou serviço.

Como exemplificação, é válido observar algumas possibilidades relacionadas a uma empresa que efetua o laudo cautelar veicular

Uma vez que é um processo voltado predominantemente para a aquisição e venda de automóveis usados ou seminovos, o laudo é aplicado para garantir que estão de acordo com os padrões necessários.

A partir da definição de personas, há possibilidade de determinar as demandas, soluções e de fato, ter um entendimento das dores das personas, como dificuldade na obtenção de informações, localização de serviços, entrega de documentação, praticidade, entre outras possibilidades.

Determinar o público-alvo e a persona com precisão tem relação principalmente com o fato de que um conhecimento superficial da audiência pode resultar em grandes prejuízos, assim como falhas em outros processos dessa tática.

Com as informações abordadas pode-se perceber não apenas a importância que o marketing de conteúdo apresenta para as empresas, como também dicas cruciais para a inserção desse tipo de estratégia.

Além desses aspectos, é válido que exista a visão de que para um empreendimento alcançar resultados cada vez mais positivos, os investimentos de tempo e recursos financeiros devem ser constantes em relação às tendências comunicacionais e tecnológicas de acordo com suas particularidades.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.