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A importância de usar uma boa plataforma para seu e-commerce
Por Mauro Lacerda | Loja Virtual | 1701 Views
O e-commerce é um modelo de negócio virtual que está entre as tendências mais adotadas quando a proposta é vender pela internet, sem limitações geográficas.
Não é por acaso que as compras online já fazem parte da preferência de 74% dos consumidores brasileiros que acessam a internet. O dado é da NZN Intelligence, que revela no mesmo estudo que essa porcentagem opta pela internet em vez das lojas físicas.
Com esse nicho de mercado em alta, é muito importante entender sobre as plataformas que abrigam os comércios virtuais. Afinal, no mundo online ou no físico, há um critério que faz toda a diferença na captação de clientes e conversão de vendas: a experiência do cliente.
Atualmente, alguns especialistas definem que vivemos a era do marketing 4.0, na qual o sucesso com o cliente é ainda mais valorizado e isso pode exercer influência na efetivação de uma compra, mas também nas impressões que o cliente transmitirá sobre sua marca.
O combo de atendimento de qualidade, praticidade e resolução de problemas em tempo hábil faz parte de um bom processo de venda.
Se você quer saber mais sobre o assunto na prática, este artigo pode ajudar. Leia mais e entenda a importância de usar uma boa plataforma para seu e-commerce!
A plataforma reflete na experiência do usuário
Agilidade, praticidade, economia de tempo e a possibilidade de comprar itens como mouse pad personalizado gamer, roupas, eletrônicos e outros produtos com apenas alguns cliques, sem deixar o conforto de casa.
Esses são alguns motivos que levam o usuário a procurar o comércio eletrônico para suprir seus desejos de compra e necessidades.
Você já parou para pensar que para que tudo saia conforme o esperado, é importante se preocupar em como a sua plataforma proporciona uma boa experiência para o usuário?
Se você ainda não fez essa associação, está na hora de rever os conceitos. Primeiro, pense na facilidade da ferramenta. É fácil efetivar uma compra na sua loja virtual?
Além disso, o design da plataforma é adaptável tanto para quem compra pelo desktop quanto para os usuários mobile? Qual é o tempo e a velocidade de carregamento de uma página?
Todos esses critérios fazem a diferença na hora de montar uma boa plataforma e, por mais qualidade e especificidade que o seu produto tenha, a experiência do usuário conta muitos pontos.
Você pode trabalhar com o ramo de acessórios industriais e ofertar a mola prato e ter uma equipe de vendas qualificada para tirar dúvidas.
No entanto, acredite, o conjunto da obra é que faz a diferença na experiência do seu cliente, portanto, faça testes na plataforma e resolva as falhas.
Separamos algumas dicas para te ajudar:
- Tenha uma equipe especialista em testes de qualidade;
- Faça um mapeamento de bugs e erros nos softwares;
- Faça ajustes no que está falhando;
- Implemente testes e mudanças positivas;
- Ouça os usuários para promover melhorias.
Considere a relação do SEO com a plataforma
Você certamente já ouviu o termo SEO, certo? Do inglês Search Engine Optimization, a técnica de otimização para mecanismos de busca é fruto de um conjunto de estratégias que possuem como finalidade otimizar o ranqueamento e posicionamento dos sites no Google.
Para as plataformas de comércio virtual, esse critério também é relevante. Portanto, prefira plataformas que sejam integradas com ferramentas que são essenciais nessa tarefa.
São exemplos o Google Adwords — recurso que serve para criar e gerenciar campanhas — Analytics e outras semelhantes.
Quanto mais otimizada for a sua plataforma, mais facilmente ela será encontrada pelos potenciais clientes.
Desse modo, você pode e deve complementar essa estratégia com outras ações de marketing como a produção de conteúdo relevante e otimizado para um blog que tenha ligação com a plataforma da sua loja.
Imagine o exemplo de uma empresa de ar condicionado em SP. De fato, o setor tem bastante concorrência.
Por isso você precisa destacar a proposta da sua empresa e avaliar quais são as ferramentas mais adequadas para demonstrar os diferenciais que o seu negócio pode agregar à vida do cliente.
Invista em um servidor de qualidade
Não há nada mais irritante que um site fora do ar ou um erro quando o cliente acaba de finalizar a compra no carrinho.
Por isso, boas plataformas requerem servidores de qualidade e você precisa contar com uma equipe de suporte técnico 24h.
Não importa se algumas funcionalidades são automatizadas. O importante é evitar erros e falhas, pois isso gera perda de receita.
Você pode trabalhar com projetos únicos de home planejado para sala de TV, mas será que o cliente irá aguardar o seu site voltar a funcionar para efetivar a compra ou esse é um motivo para abandonar o carrinho?
Contar com um servidor eficiente é pensar de forma estratégica. No mundo online, agilidade é a prioridade básica e você deve ter um plano na manga para que a plataforma não deixe seus clientes na mão no momento em que eles mais precisam.
Conduzir o cliente no avanço das etapas do funil de vendas já é um desafio e tanto, por isso, não há espaço para erros e falhas em cima da hora.
Afinal, sua loja pode ter a melhor oferta de tela mosquiteira retrátil, ideal para a proteção das crianças, mas é importante que tudo esteja funcionando na hora da conclusão da compra.
Faça testes e avalie o custo-benefício dos servidores antes de escolher o mais adequado para sua estratégia. Lembre da importância da experiência do usuário!
Priorize opções diversas de pagamento
Seu cliente está navegando no shopping virtual e encontra sua loja. Vamos imaginar que o seu negócio tem como carro chefe acessórios de arquitetura, decoração e construção civil.
Você trabalha com opções que vão de LED para piscina de fibra até churrasqueiras gourmet e os valores estão imperdíveis, com frete gratuito para algumas regiões, o que aumenta o tráfego no seu comércio virtual.
Para que a estratégia seja aproveitada pelos clientes de diversos gostos, bolsos e perfis de compra, é fundamental que você pense na forma de pagamento.
Uma boa plataforma é aquela que preza pela variedade. Pense: você só ganha a venda, quando o pagamento é feito.
Por isso, priorize plataformas que façam a integração das seguintes formas de pagamento:
- Cartão de crédito;
- Cartão de débito;
- Boletos;
- Transferências;
- Depósitos;
- Moedas virtuais.
Quanto mais variedade você oferecer, mais comodidade os clientes terão. Todo mundo gosta de comprar dentro das suas preferências e, acredite, algumas plataformas perdem venda por não disponibilizar a forma de pagamento que o cliente usa.
Tenha um bom layout, valorize o catálogo de produtos
Fotos em boa resolução, descrições otimizadas e claras e uma boa apresentação dos produtos é essencial para fazer negócio.
Assim como nas vitrines físicas, lojas virtuais também exigem estratégia de organização das vitrines e você pode fazer isso ao valorizar o catálogo de produtos.
Se você trabalha com impressão de etiquetas adesivas e produtos relacionados, priorize fotos que tragam uma boa composição para a mercadoria. Você pode trazer cenários de decoração, uma aplicação prática ou outra situação que faça sentido para seu público.
O layout deve ser responsivo para agradar usuários de smartphones e desktop. É fundamental ter esse cuidado para que a visualização dos produtos seja a melhor possível.
Trabalha com peças de vestuário como uniforme escolar feminino? Uma boa tática, é contar com modelos para vestir as roupas que você vende. Essa é uma estratégia que pode até aproximar o público do produto.
Separe os produtos por categoria, valor e forneça informações completas para cada um deles. Lembre-se: a compra é virtual, mas o cuidado com as informações é o mesmo.
Desse modo, você pode personalizar a plataforma e fazer testes para a exibição dessas informações, até encontrar o layout mais adequado.
Veja algumas vantagens de uma plataforma eficiente
Agora que você entende mais sobre a importância de plataformas de e-commerce de qualidade, deve estar se perguntando sobre as vantagens na prática.
Veja bem, plataformas seguras, otimizadas e com um layout responsivo despertam uma experiência de compra mais agradável e quanto mais organizada for sua loja, maior a chance do consumidor sair dela após efetivar a compra dos itens no carrinho.
A sua vitrine virtual exige boa manutenção, cuidado, estratégia e variedade e a plataforma faz parte do coração dessa estratégia.
As vantagens são inúmeras. Você consegue atrair e captar mais a atenção dos clientes, a redução de erros é uma consequência e a navegação pelo seu negócio virtual é mais prática.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.