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A pandemia que deixou o mundo ainda mais digital

A pandemia que deixou o mundo ainda mais digital

Por Paloma Susan Lacerda | Dicas | 2863 Views

Esta semana começou diferente. Na imprensa só se fala em medidas preventivas para combater a propagação da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus que fez, literalmente, o mundo parar. Certamente ninguém da nossa geração viveu nada parecido com isso, e o que mais chama atenção é a velocidade na qual precisamos encontrar novas soluções para tudo o que estamos acostumados a fazer.

O cenário causa estranheza. Populações isoladas para evitar o contágio de uma doença, a desaceleração brusca do consumo, e empreendedores buscando novas maneiras de vender produtos e serviços para não serem obrigados a paralisarem suas atividades rotineiras.

Os sinais provocados pelos efeitos do novo coronavírus são claros: chegou a hora de rever os hábitos de compra, venda e gestão da sua empresa. Mas o que pode ser diferente? Como mudar o seu jeito de vender sem prejudicar a sua empresa? O que fazer para fidelizar os clientes e ampliar a carteira se o contato pessoal com o público está restrito?

Essas e outras perguntas com certeza estão sendo feitas por todas as pessoas que precisam manter os negócios em pé, mas não sabem como. E é aí que uma solução bem conhecida entra em jogo para dar sentido a tudo o que for dito nesse artigo: Ferramentas e Estratégias Digitais.

Antes de seguirmos a conversa, um dado importante que precisa ser compartilhado e que usaremos de exemplo lá na frente:

Os números publicados pela empresa de inteligência de dados PredictHQ indicam que, somente em fevereiro de 2020, as preocupações com o coronavírus levaram a um aumento de 500% nos cancelamentos e adiamentos de eventos significativos.

Esse episódio de restrição que estamos passando tem provocado reações de recuo como esta do exemplo acima. Se não tem cliente, não tem lucro. Se não tem lucro, não tem empresa. Mas é justamente nesse trânsito de cliente e lucro que o digital é a opção perfeita para que você continue suas atividades e tenha êxito nas vendas de produtos e serviços. Vai ter cliente e vai ter lucro sim! O momento é de apostar todas as suas fichas em uma estrutura online e investir fortemente nas ferramentas  e estratégias digitais.

Mas como isso pode me ajudar a driblar a crise?

Órgãos e autoridades ligados à saúde estimam que a pandemia do novo coronavírus refletirá de forma direta na economia por três meses ou mais. Caso isso realmente ocorra, você não pode esperar meados de junho ou mais para voltar ao ritmo normal com a sua empresa, certo? Então vamos avançar já!

O que precisa fazer agora é recriar o seu modelo de negócios usando a internet como ferramenta principal. Considere que a operação da sua empresa será totalmente online e você precisa achar um jeito de conquistar novos clientes, conversar com os antigos e promover ações que gerem interesse nas pessoas que te acompanham no mundo digital. Nós vamos te ajudar!

Para quem vende produtos, fortalecer o delivery através da captação digital é uma ótima opção. “Ah, mas o meu negócio não é online. O que eu posso fazer?”. Estar presente digitalmente não significa necessariamente vender alguma coisa que possa ser entregue em casa, em mãos. Empresas que tem relação com eventos, consultórios ou segmentos que necessitem da presença física do cliente, por exemplo, podem trabalhar para fortalecer a autoridade da marca e fazer a captação de novos clientes através de condições especiais, para execução futura.

É interessante também que os empreendedores desses segmentos falem sobre as políticas que o seu negócio está tomando com relação à prevenção do vírus e convençam o público de que o seu negócio é seguro e pode ajudá-lo mesmo durante a crise. Informação também é um produto!

Veja alguns insights que separamos pra você e que é possível implantar em todos os tipos de negócios nesse momento:

  • Aumentar a movimentação das redes sociais, com atualizações diárias e conteúdos mais interessantes;
  • O site da sua empresa precisa estar atualizado e ter um bom visual para chamar atenção de quem vai procurar pelos seus serviços ou produtos digitalmente;
  • Importante você ter um contato via E-mail e WhatsApp com os seus clientes ativos e disparar informações periódicas a eles;
  • Desenvolver campanhas e estratégias digitais para gerar novos clientes através das redes sociais, e fidelizar os ativos;
  • Por último e não menos importante, manter a sua empresa bem posicionada no Google e buscadores

Ok, a pandemia deixou as pessoas presas dentro de casa. Mas em contrapartida essa mesma pandemia fortaleceu ainda mais a presença da população na internet. Os consumidores finais buscam informações rápidas e querem alternativas que estejam na palma da mão.

O momento não é de parar, mas de se reinventar!

Não tenho técnica ou tempo pra fazer tudo isso sozinho, quem pode me ajudar?

É fato que esse trabalho requer tempo e técnicas que só quem entende pode aplicar. O ideal é que você tenha pessoas especialistas no assunto para executar todas as ações. Você, empreendedor, precisa continuar na gestão comercial e organizacional para que o plano dê certo. Quando as estratégias começarem a fluir, é necessário que haja alguém para atender as pessoas que entrarem em contato, oferecer o serviço e atuar administrativamente até virar um cliente de fato.

É essencial para a excelência no trabalho de Estratégias Digitais, que haja um profissional específico para cada área, assim ele ficará dedicado em uma função (no caso de Social Media, planejar todas as ações de redes sociais) para que as ideias sejam assertivas, afinal, Excelência e Bons Resultados é tudo o que queremos.

A hora de avançar é agora!

A regra deve ser repetida para que você não desanime: não recue, invista!

Mostramos nesse artigo que há uma série de maneiras de se reinventar sem precisar sair de casa! Infelizmente, o momento pede cautela e nós devemos respeitar para que essa pandemia passe o mais rápido possível.

Ah, e mais! Você não precisa necessariamente vender online ou atuar em delivery para colocar tudo isso em prática. Estar presente no mundo digital é reforçar a autoridade da sua marca e ter a certeza de que os investimentos de agora serão refletidos na posição em que você estará no futuro. Pense nisso!

Quando a crise chegar ao fim e a vida retornar ao normal, diversas empresas estarão estagnadas e perdidas depois de ficar dias sem ter um lucro se quer. Ou pior, estarão de portas fechadas atrás soluções para recomeçar. É aí que você, que não desistiu e não recuou, estará com o nome da sua empresa consolidado e com a preocupação apenas de crescer cada vez mais.

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Se você gostou deste post ou tem alguma dúvida, deixe seu comentário aqui. Um grande abraço e até a próxima!