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Como a produção de conteúdos com técnicas de SEO podem ajudar seu site

Como a produção de conteúdos com técnicas de SEO podem ajudar seu site

Por Mauro Lacerda | SEO – Otimização | 1410 Views

SEO é um conjunto de estratégias que surgiu com o marketing digital e tem ajudado as empresas de várias maneiras.

A era da internet mudou radicalmente a maneira que as empresas chegam até seus consumidores.

Para atraí-los e causar-lhes impacto com o conteúdo certo e oferecer as soluções que buscam, as empresas fazem uso do marketing digital e suas ferramentas.

Uma delas é o SEO, pois todos os dias, milhares de páginas são publicadas na internet, trazendo informações sobre os mais diferentes assuntos, produtos, serviços entre outros.

Por conta disso, a concorrência entre as páginas é grande, o que faz com que os motores de busca disponibilizem aquelas que saibam se ressaltar e trazer conteúdo valioso para os usuários.

Entender as estratégias de SEO é muito simples para que uma empresa, profissional ou qualquer outra pessoa tenha seu site encontrado na internet. É a partir do conhecimento e domínio que os bons resultados começam a aparecer.

Para que atrair a atenção dos usuários para o seu site e trazer os resultados que você ou sua empresa almeja, vamos explicar o que é SEO, as principais estratégias para utilizá-lo e como a produção de conteúdo impacta positivamente em seu site. 

O que é SEO?

Com certeza você conhece os principais sites de busca da internet, o que você talvez não saiba, é que toda vez que uma página é publicada na internet, esses sites procuram indexar a página de maneira que seja encontrada.

Só que, conforme já falamos, todos os dias, milhares de páginas são publicadas na internet ao redor do mundo.  

Isso faz com que haja muita concorrência entre elas, sendo assim, é necessário fazer uso de algumas estratégias que ajudam uma página a se destacar.

É justamente para isso que serve o SEO, que em inglês sem abreviação seria Search Engine Optimization. 

A tradução para esse nome, em um português bem claro, seria Otimização para Motores de Busca.

Que como o nome já diz, são estratégias que influenciam os buscadores, melhorando sua posição no ranking de resultados.

Por exemplo, vamos imaginar que uma loja queira melhorar o posicionamento de sua página nos motores de busca e tem como base a criação de conteúdos que usem a palavra-chave “pavio para velas”.

Ao fazer uso das estratégias em SEO, quando um usuário realizar uma pesquisa com essa palavra-chave, encontrará o site da loja que trabalhou com ela em seu conteúdo.

Para conseguir isso, é necessário dominar as estratégias em SEO e colocá-las em prática.

Entendendo um pouco mais sobre as estratégias SEO

Agora que você já sabe o que é SEO, já pode conhecer suas melhores estratégias, certo? 

Pode até ser que sim, mas antes disso, é preciso que você entenda alguns pontos que envolvem o SEO, para compreender como usar suas estratégias.

A primeira coisa que você precisa entender é como a linha de pensamento funciona da busca. 

Quando um usuário procura alguma coisa na internet, como whey protein para engordar, é necessário entender alguns pontos.

Dentre eles estão a necessidade desse usuário, a maneira como ele busca por respostas, o resultado que ele espera encontrar dentre outros.

Para entender isso é muito simples, basta saber que existem, de forma geral, três tipos de busca.

A primeira é a busca navegacional, quando o usuário já sabe qual site quer consultar. Um exemplo disso é se ele digitar “tacógrafo digital xxx”, imagine que no lugar desse “xxx” está a marca do tacógrafo.

Dessa maneira, o usuário será direcionado diretamente para o site da fabricante da marca xxx.

O segundo tipo chamado de busca informacional. Como o próprio nome já diz, o intuito do usuário ao realizar esse tipo de busca é encontrar informações, notícias ou qualquer outra coisa relacionado ao que deseja saber.

Ao contrário da busca navegacional, o usuário não sabe em que site encontrar essas informações e utilizará os resultados para encontrar a informação que deseja.

O terceiro tipo mais comum de busca é a busca transacional, em que o usuário busca realizar alguma transação, como a compra de algum tipo de produto ou serviço.

Sendo assim, é de extrema importância também entender o funcionamento dos motores de busca para poder trabalhar do jeito certo com as estratégias em SEO.

Os resultados obtidos por meio dos sites de busca são provenientes de conteúdos orgânicos e conteúdos pagos.

Os resultados que são pagos aparecem no topo da página e são identificados como anúncios. 

Em seguida, começam a aparecer os resultados orgânicos, e sua ordem de posição é definida pelos robôs dos motores de busca, de acordo com sua relevância.

Os resultados orgânicos, que apresentam bom conteúdo, são exatamente aqueles que fazem uso das estratégias em SEO.

Principais estratégias em SEO

Agora sim, entendo um pouco mais como funcionam as buscas e os motores de buscas, é possível se aprofundar mais no que diz respeito às estratégias em SEO.

Vamos começar pela pesquisa de palavras-chave. Antes de chegar até a sua página, o usuário se utilizará de algumas palavras para encontrar o que procura, por exemplo, contator tripolar.

Não importa qual seja sua oferta, ou até mesmo o assunto da sua página, é necessário encontrar os termos mais buscados pelo seu público-alvo. 

Para fazer isso, é necessário conhecer bem a sua persona e pesquisar as melhores palavras-chave para o seu ramo de atuação.

Outra estratégia em SEO muito utilizada pelas empresas é reduzir o tempo de carregamento das páginas. Hoje em dia, as pessoas não têm tempo e nem paciência para esperar uma página lenta carregar.

Optar por sites responsivos também é importante, aliás, os sites responsivos sempre são preferência nos resultados dos motores de busca. 

Trata-se de um site que se ajusta a qualquer tamanho de tela, desde um smartphone até um computador.

As pessoas costumam acessar a internet mais pelo celular do que por outros meios, portanto, o site precisa ser completamente ajustável à tela de um celular.

Invista na otimização de conteúdo textual. Você sabia que a produção de conteúdo otimizada alavanca o site de uma empresa? 

Nós vamos falar um pouquinho mais sobre isso no próximo tópico, mas para fazer um conteúdo otimizado, tenha em mente o seguinte:

  • O conteúdo responde a todas as dúvidas?
  • A mensagem é clara e objetiva?
  • O conteúdo passa autoridade?
  • O conteúdo é melhor do que os primeiros na busca?

Além de pensar no conteúdo, procure sempre melhorar a experiência do usuário em sua página. Para isso, é necessário avaliar o comportamento dele ao acessar a sua página.

Por exemplo, uma fabricante de empilhadeira trilateral pode, por meio de algumas ferramentas, analisar o comportamento que os usuários tiveram dentro do site.

Quanto tempo permaneceram? Realizaram alguma ação? Responder a essas perguntas por meio do monitoramento ajuda a obter um resultado muito melhor para o seu site.

Existem outras estratégias que se encaixam ao SEO, mas sem dúvidas, uma das principais é a produção de conteúdo otimizado.

Como a produção de conteúdo otimizado ajuda a alavancar um site?

A produção de um conteúdo para um site tem sempre como principal objetivo fazer com este esteja sempre entre os principais resultados de busca.

Esse conteúdo ajuda a alavancar um site quando há uma extensa pesquisa de mercado para identificar diversos pontos sobre ele.

Um deles é a definição da persona. Quando a persona é definida, ela passa a representar de maneira fictícia o tipo de cliente ideal de uma empresa. 

Sendo assim, fica mais fácil compreender o que ela pesquisaria na internet e entender o que de fato são suas necessidades.

Juntamente com a escolha das palavras-chave ideais, um conteúdo que aborde calibrador de rosca ou qualquer outro irá aparecer nos primeiros resultados da busca. 

Conhecer a persona e acertar nas palavras que ela usaria para uma pesquisa é mostrar para os motores de busca que o seu conteúdo tem valor e é relevante para os usuários.

É importante que esses textos contêm com título e intertítulo, além de imagens e meta descrição. 

Um texto otimizado sobre guia de concreto ou qualquer outro tema, também conta com URL amigável, ou seja, URLs simples e fáceis de serem encontradas.

A atualização dos conteúdos também é outro fator que colabora para alavancar o tráfego de um site. 

Manter uma rotina de atualizações e não deixar que os conteúdos se tornem ultrapassados é importante para que não percam aquela relevância que você lutou para conseguir.

As estratégias em SEO são incríveis e podem ser usadas pelos mais diferentes perfis de empresas. 

Desde uma pesquisa sobre laudo veicular preço até informações sobre tratamentos estéticos, tudo deve ser pensado para trazer a informação que agregará valor ao site.

Para conseguir isso e destacar qualquer página frente à enorme concorrência, nada melhor do que as estratégias em SEO.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.