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Como converter visitantes do seu site em leads
Por Mauro Lacerda | Marketing Digital | 1602 Views
Os leads são usuários ou visitantes de um site que realizam alguma ação. Eles são importantes para que as empresas formem uma base de dados de potenciais clientes, o que facilita para estabelecer um relacionamento e trabalhar as estratégias em marketing.
A internet trouxe muita facilidade para os consumidores, pois eles têm acesso a um universo de possibilidades para adquirirem um mesmo produto ou serviço.
Em relação às empresas, estas também são muito beneficiadas, pois por meio das estratégias em marketing digital, conseguem atingir o público-alvo certo.
No entanto, pelo fato de todas terem as mesmas possibilidades, não importando seu mercado de atuação ou seu porte, a concorrência aumenta exponencialmente.
Para conseguir se destacar, elas precisam fazer uso de estratégias de marketing digital e também ter contato com pessoas que realmente tenham interesse no que oferecem.
Os sites e blogs são os canais mais utilizados para isso, pois por meio de algumas estratégias realizadas dentro deles, as empresas conseguem captar esses usuários e se aproximar deles.
Neste artigo, você vai saber o que são leads, estratégias para a conversão e os benefícios que trazem para as empresas. Confira.
O que são leads?
Para o marketing digital, leads são pessoas que visitaram um site de determinada marca e realizaram algum tipo de ação dentro dele. Essa ação pode ser o preenchimento de um formulário de contato, por exemplo.
Ao fazer isso, o usuário demonstra que tem algum tipo de interesse no produto ou serviço ofertado pela empresa.
Sendo assim, aquele visitante se torna alguém que está ao alcance da empresa, independentemente do canal digital por onde se conecta.
A partir do momento em que o visitante se torna um lead, ele entra para o funil de vendas, e todo um trabalho de marketing e vendas é realizado para fechar negócio.
A importância dos leads para as empresas
Não importa se sua empresa é uma academia que oferece treinamento funcional para crianças ou uma loja de sapatos, converter usuários em leads é fundamental para a sobrevivência da empresa.
Hoje em dia, tudo o que um consumidor precisa, ele pesquisa na internet, e faz isso principalmente quando ainda não conhece nenhuma empresa que ofereça o produto ou serviço que esteja procurando.
Ao fazer uma pesquisa na internet, ele encontra vários sites que trazem dados referentes ao que ele precisa.
Alguns sites trazem imagens aleatórias do que ele precisa, mas outros trazem um conteúdo que aborda exatamente o que ele deseja saber sobre o produto ou serviço que quer consumir.
Obviamente ele vai escolher aquele que traz as melhores informações e escolher um desses sites. O site escolhido foi aquele que mais atraiu e cativou a atenção daquele consumidor.
Ao ler o conteúdo, é estabelecida uma relação de confiança. Por exemplo, uma pessoa pesquisou sobre revestimento de PVC e encontrou uma página de uma empresa que explica muitas coisas a respeito desse revestimento.
Nesse mesmo site, é disponibilizado um formulário de contato para tirar dúvidas ou, até mesmo, obter mais informações sobre o que o consumidor está buscando. Se ele chegou até aqui e preencheu o formulário, é porque a empresa soube cativar a sua atenção.
Os potenciais clientes ou leads são tão importantes quanto os clientes. Isso porque quanto mais leads uma marca tiver, melhores são as chances de fechar novas vendas.
Para conseguir esse resultado, as empresas precisam entender bem como atrair e captar leads, convertendo os visitantes de seu site. Mas também é importante não confundir visitantes com contatos e contatos com leads.
Diferenças entre visitantes, contatos e leads
Os visitantes são aqueles usuários que entraram no site da empresa ou tiveram contato com ela por algum canal.
Por exemplo, uma pessoa que está pesquisando na internet sobre lava louça compacta encontra o site de algumas lojas e os visita a fim de pesquisar preços. Essa pessoa não clicou em nenhum link, não realizou nenhum tipo de ação.
Por conta disso, ela não é um lead, ela é apenas uma pessoa que visitou o site para pesquisar e comparar preços da lava louça.
Já os contatos são usuários que entraram em um site e deixaram seu e-mail. Nenhum outro dado foi deixado, apenas um e-mail. Vamos imaginar que seja uma pessoa que estava procurando por disco diamantado para porcelanato.
Ela viu ou leu alguma coisa em um site e deixou um e-mail, sem maiores intenções, além de obter informações ou receber uma newsletter, por exemplo.
No entanto, apesar de ainda não ser um lead, esse contato está mais próximo do que os visitantes de se tornar um. A partir desse único e-mail, a empresa pode oferecer conteúdos e e-mail marketing para atrair a sua atenção.
Ter 10 mil leads não significa que sua empresa terá 10 mil clientes. No entanto, se ela tiver 10 leads qualificados, então ela praticamente já tem 10 clientes.
Os leads qualificados são usuários que realmente estão considerando comprar o produto ou serviço oferecido pela sua empresa. Eles estão mais engajados e mais suscetíveis a comprar do que os outros.
Para chegar até eles, as marcas precisam investir em estratégias. Mas quais são as melhores?
Estratégias para conversão de leads
No marketing digital, existem diversas estratégias que são utilizadas para realizar a conversão de usuários em leads. Algumas delas são:
- Blog;
- E-mail marketing;
- Mídia Paga;
- Comarketing.
Podemos dizer que o blog é uma das principais estratégias de conversão. Uma fabricante de mezanino de ferro, por exemplo, usa o blog para atrair usuários qualificados.
Ou seja, não é qualquer pessoa que vai acessar aquele conteúdo, mas sim aquelas que podem ser transformadas em leads. Para fazer isso, é necessário colocar em prática as estratégias em SEO.
Essas estratégias aumentam o tráfego do blog e o uso de CTAs é importante para levar o usuário a realizar alguma ação. Um exemplo de CTA seria: “Preencha o formulário e baixe nosso e-book”.
O e-mail marketing também é um canal muito eficiente para a geração de leads, mas as empresas precisam saber como usá-lo.
Conforme o tempo vai passando e uma marca aumenta seu número de conversão, consequentemente sua base de contatos também aumenta.
A partir daí, o e-mail se torna uma excelente ferramenta para divulgar novidades, lançamento de produtos, etc.
Também é importante definir quais dias e quais horários são melhores para realizar os disparos.
E jamais compre listas prontas, pois a empresa que faz isso vai perder tempo, mandando um monte de e-mail para pessoas que não têm interesse.
As mídias pagas podem ser usadas de diversas maneiras, principalmente para sites de empresas que ainda não têm um tráfego relevante.
Por exemplo, uma recém-inaugurada clínica que fornece luz pulsada olheiras, pode usar as mídias pagas para acelerar a conversão de leads.
Para usá-las de maneira eficiente, as empresas precisam testar o público e quais as palavras-chave que mais combinam com seu nicho de mercado.
Outra estratégia que ajuda muito é o comarketing. Trata-se de uma parceria entre empresas que possuem o mesmo tipo de público-alvo. Isso aumenta o alcance dos materiais publicados.
Para fazer uso dessa estratégia, é fundamental que a parceria seja entre empresas similares. As responsabilidades de cada empresa também precisam ser bem delimitadas.
Por exemplo, uma parceria entre duas confecções de uniforme escolar infantil pode estabelecer que uma cria o conteúdo e a outra escolhe o tema. Escolham os melhores canais e tenham em mãos um documento para fazer esse acordo.
E já que agora você conhece algumas das principais estratégias, vamos falar um pouco sobre os benefícios.
Benefícios da conversão em leads
Depois de ler tudo o que foi falado aqui, não fica difícil decifrar os benefícios que a conversão em leads pode trazer para as empresas. Mesmo assim, aqui vão alguns:
- Retenção de potenciais clientes;
- Ciclo de vendas mais rápido;
- Melhora a produtividade;
- Mais oportunidades concretas.
As vendas sempre foram e sempre serão o foco das empresas, desde fabricantes de purgador eletrônico até padarias, afinal, são elas que garantem a receita do negócio. Mas para vender, é preciso chamar a atenção dos consumidores.
Os leads são importantes para isso, para que esses usuários tomem conhecimento sobre determinada empresa e o que ela oferece.
A partir daí, o tempo até o fechamento de uma venda é mais rápido, pois aquele consumidor já conhece melhor a empresa.
Equipes de vendas trabalham melhor, sem ficar perdendo tempo com pessoas que não têm interesse em comprar.
Manter um relacionamento pós-venda com aquele lead que virou cliente também é uma maneira muito eficiente de criar novas oportunidades e mais concretas.
O marketing digital é hoje a estratégia de marketing mais inteligente e importante para as empresas. Saber atuar com ela e entender seu funcionamento é determinante para o sucesso ou fracasso de uma marca.
Os leads são parte do funcionamento do marketing digital e saber fazer a conversão dos usuários é o primeiro passo para conquistar seus novos clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.