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Como empresas podem utilizar estratégias de endomarketing com trabalhadores freelancers
Por Mauro Lacerda | Marketing Digital | 2296 Views
O sucesso de um empreendimento depende de uma série de fatores, sendo que a valorização do capital humano é um dos principais, inclusive para as empresas que contam com freelancers para a execução das tarefas.
O freelancer, basicamente, é o profissional que executa tarefas mas não possui vínculo empregatício com a empresa. Geralmente eles têm liberdade para trabalhar para uma ou mais empresas, realizando os serviços de casa ou de escritórios próprios, com valores combinados de acordo com as atividades.
A aplicação de estratégias de endomarketing se mostra fundamental, embora muitos gestores, e até profissionais de RH (Recursos Humanos), tenham dúvidas sobre como fazer isso.
O marketing interno, como também é conhecido o endomarketing, tem a importante função de motivar e engajar colaboradores e, por isso, pode ajudar os empreendimentos a alcançarem os seus objetivos com maior eficiência.
Entretanto, para possibilitar os resultados esperados é preciso que as técnicas sejam aplicadas corretamente. Desta forma, as empresas reforçam a importância dos profissionais freelancers, mantendo-os motivados e engajados.
O que é endomarketing?
O endomarketing pode ser aplicado nas empresas e também nas relações com os profissionais freelancers. Mas para isso é primordial o entendimento sobre o que vem a ser as estratégias de marketing interno.
O conceito está relacionado a um conjunto de ações que visam aumentar o engajamento, melhorar o relacionamento entre empresa e colaboradores e promover uma imagem positiva da empresa entre eles.
De uma maneira geral, o endomarketing é encarado como uma maneira de fazer com que os colaboradores se sintam uma parte importante dos empreendimentos, cada vez mais motivados para o bem da organização, visando as metas e objetivos em comum.
O endomarketing é muito importante para empresas de praticamente todos os segmentos e dimensões. Por isso alguns empreendimentos contam até com setores específicos para a promoção das ações.
Nestes casos, é comum que as equipes reúnam profissionais de diferentes especialidades, como psicólogos, técnicos em recursos humanos, jornalistas, publicitários ou relações públicas.
O departamento costuma focar no planejamento e execução de atividades com o público interno, incluindo freelancers. Em alguns casos, o endomarketing também pode ser realizado por empresas especializadas em RH.
Endomarketing e comunicação interna: qual é a diferença?
A aplicação do endomarketing por vezes se confunde com a comunicação interna, embora os conceitos apresentem diferenças.
A comunicação interna está focada na troca de informações entre lideranças e funcionários, que pode ocorrer por meio de jornais internos, jornais murais ou newsletters enviadas aos colaboradores. Já o endomarketing visa melhorar o relacionamento entre a organização e os profissionais, e por isso se trata de um conceito mais amplo.
Entretanto, ambos têm um importante papel para melhorar o desempenho e a motivação das equipes de trabalho, sejam profissionais contratados ou freelancers.
Além disso, a comunicação interna pode ser considerada uma ferramenta de extrema importância para a realização do endomarketing. Por essa razão é comum que os profissionais responsáveis realizem ambas as atividades.
Quais os benefícios do endomarketing para freelancers?
A elaboração de um programa de endomarketing pode agregar muitos benefícios para as empresas de diversos segmentos, como uma especializada em locação de micro onibus, por exemplo, que costuma contar com motoristas freelancers. Dentre as principais vantagens, é válido ressaltar:
- Promoção da motivação dos colaboradores;
- Aumento da produtividade dos profissionais;
- Diminuição da rotatividade dos freelancers;
- Retenção de talentos nas empresas;
- Melhoria no clima organizacional;
- Mais valorização da marca;
- Aumento no faturamento das empresas.
Promoção da motivação dos colaboradores
Ao trabalhar afastado da empresa, é fundamental que o freelancer se mantenha motivado, garantindo o bom desempenho em qualquer atividade, como o aluguel de tenda para casamento, para exemplificar.
A motivação é importante para que os colaboradores se sintam produtivos e felizes. Ela pode ser alcançada com a realização de eventos motivacionais, dentre outras estratégias, sempre visando impulsionar os freelancers para um trabalho com mais qualidade.
Aumento da produtividade dos profissionais
Além de promover a motivação, os profissionais responsáveis pelo endomarketing também investem em programas de capacitação, treinamentos, workshops ou palestras.
Adicionados ao fator motivacional, os treinamentos podem ajudar os profissionais a aumentarem a sua produtividade, o que reflete diretamente na lucratividade das empresas.
Diminuição da rotatividade dos freelancers
A alta rotatividade é um problema frequente das empresas que contam com profissionais freelancers, como pode ocorrer em um empreendimento focado na higienização de ar condicionado automotivo, por exemplo.
A rotatividade pode ser bastante prejudicial para os negócios, interferindo diretamente no desempenho das atividades e até aumentando os custos das empresas. No entanto, esse fator pode ser minimizado quando os freelancers se sentem satisfeitos com o trabalho. Isso envolve uma série de fatores, muito além da questão salarial, como a própria motivação.
Retenção de talentos nas empresas
A diminuição da rotatividade dos freelancers ajuda na manutenção da qualidade dos serviços. Por isso, o endomarketing representa uma oportunidade para as empresas especializadas na instalação de forro de PVC liso, por exemplo. Assim, elas conseguem manter nas empresas os profissionais considerados talentos em seus segmentos de atuação.
Um marketing interno de qualidade ajuda as empresas a manterem os freelancers engajados, evitando a evasão de bons profissionais.
Melhoria no clima organizacional
as ações de endomarketing ajudam na manutenção de um bom clima organizacional, que resulta em profissionais mais satisfeitos e comprometidos com os trabalhos.
Um bom clima organizacional também é importante para os profissionais freelancers se manterem inspirados, mesmo quando trabalham afastados das empresas.
Mais valorização da marca
Um empreendimento de sucesso é aquele que, além de conquistar bons resultados financeiros, tem uma imagem positiva não só entre clientes mas também entre os colaboradores.
É importante que uma empresa especializada no aluguel de caçamba basculante, por exemplo, seja reconhecida pelo público externo e interno, justamente pela qualidade dos serviços, preocupação com o meio ambiente e valorização dos profissionais.
Aumento no faturamento das empresas
Todas as vantagens da aplicação de estratégias adequadas de endomarketing conduzem ao aumento na lucratividade das empresas.
Esse é o resultado de investir no marketing interno, por meio do aumento da produtividade, melhora no desempenho, promoção de uma boa relação de trabalho, entre outros aspectos.
Como aplicar o endomarketing no relacionamento com freelancers?
Um senso bastante comum relaciona o endomarketing apenas a grandes empresas, mas a verdade é que ele pode ser aplicado em empreendimentos de diversos segmentos de atuação e tamanhos. Um exemplo são as empresas especializadas na retirada de entulho ensacado, entre outros tipos de organizações.
O segredo para aplicar o marketing interno nesses casos é atentar-se para a estrutura do negócio. As estratégias devem se adequar às especificidades dos negócios, orçamento das empresas e perfil das equipes de trabalho.
Enquanto alguns gestores utilizam as técnicas de tempos em tempos, principalmente os que lidam com freelancers, o ideal é investir em um planejamento anual com eventos e treinamentos.
Para isso, uma empresa fabricante de tacógrafo digital, para exemplificar, deve seguir as seguintes etapas:
- Diagnosticar empresa e perfil do público interno;
- Traçar objetivos, como motivação, engajamento, melhoria da imagem, etc;
- Definir ferramentas de endomarketing mais adequadas aos freelancers;
- Implantar a estratégia na empresa;
- Mensurar resultados, avaliando pontos de melhoria.
A escolha das ferramentas é fundamental para o sucesso das ações. Elas precisam ser adequadas para a realidade da empresa e dos trabalhadores freelancers.
A realização de eventos internos em sala de reunião coworking pode ser muito benéfica, com poder para promover a integração entre os profissionais e a troca de experiências. Podem ser organizadas confraternizações ou treinamentos, dependendo do objetivo das ações de marketing interno.
A integração entre os freelancers pode ser feita com dinâmicas ou simples encontros, e pode resultar em mais segurança e motivação para os profissionais.
Em alguns casos, isso também pode ser feito através das redes sociais corporativas, ou outros canais estabelecidos para a comunicação. Os canais são úteis principalmente quando os profissionais trabalham afastados das empresas.
Outra possibilidade é o oferecimento de um plano de carreira ou de um programa de benefícios, fortalecendo ainda mais o vínculo entre o trabalhador e a empresa e fornecendo motivos a mais para a motivação pessoal.
No entanto, o principal é que as empresas invistam em ações para promover o diálogo e a troca de informações. Isso é importante tanto entre gestores e colaboradores, quanto entre os próprios freelancers.
Assim, é possível que os profissionais responsáveis estejam sempre atentos às condições das relações de trabalho, ouvindo opiniões e sugestões, aplicando melhorias sempre que for necessário.
Ao final, o marketing interno ou endomarketing se mostra essencial para as empresas que operam com trabalhadores freelancers, contribuindo para a motivação e a produtividade das equipes que trabalham afastadas das empresas mas que também são fundamentais para o sucesso das corporações.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.