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Como funcionam as métricas do Instagram e por que é importante saber analisá-las?

Como funcionam as métricas do Instagram e por que é importante saber analisá-las?

Por Mauro Lacerda | Redes Sociais | 1331 Views

O Instagram é a rede social mais popular dos últimos tempos. O aplicativo não para de crescer em todo o mundo e já ocupa o segundo lugar entre as redes com maior número de usuários, com 800 milhões de contas ativas, perdendo apenas para o Facebook.

O Brasil tem uma grande participação no Instagram, sendo o segundo país com o maior número de usuários, com cerca de 16 milhões de contas. Os Estados Unidos ocupa a liderança, com 43 milhões de usuário ativos.

Além dos perfis pessoais, o número de contas comerciais no Instagram é extremamente alto. São quase 20 milhões de empresas com perfil na rede e 2,5 milhões de anunciantes no mundo. 

Segundo o próprio Instagram, cerca de 85% dos usuários seguem um perfil comercial e buscam por produtos/serviços no aplicativo.

Por essa razão, o Instagram faz parte das estratégias de marketing digital da maioria das empresas, sendo usado para dar visibilidade à marca, bem como em estratégias de divulgação. 

Afinal, mais de 60% das pessoas descobrem novos produtos pelo aplicativo, porém, para garantir a conversão em leads (transformar o usuário em potencial cliente), é necessário ter atenção às métricas!

Relatórios do Instagram: como funcionam?

As métricas consistem em dados e informações fornecidos pelos relatórios do Instagram, em que é possível visualizar se um perfil comercial está obtendo resultados positivos ou negativos em uma determinada estratégia de marketing. 

Por exemplo, se uma agência casting model patrocinar um anúncio para procurar novas modelos, o próprio Instagram gera um documento com a quantidade de acessos, visualizações, engajamento e quantas pessoas foram alcançadas com a ação.

É importante lembrar que os relatórios do Instagram só estão disponíveis para a contas Business, isto é, para os perfis comerciais.

Para acessar esses documentos, basta ir à página do perfil e clicar no símbolo de “Configurações” (3 linhas horizontais, no canto superior direito). Depois, acesse “Informações”.

As informações básicas dos relatórios do Instagram são:

  • Atividade (interações gerais dos usuários);
  • Conteúdo (interações dos usuários com cada postagem);
  • Público (quantidade de seguidores e localizações).

Esses são os três dados básicos do Instagram, mas o aplicativo traz mais de 20 métricas para análise, já que a Atividade, Conteúdo e Público fornecem muitas outras informações importantes para avaliar o engajamento do perfil comercial.

Então, as métricas são apenas números?

Sim, as métricas, em geral, dizem respeito aos números em seu estado bruto. Por exemplo, uma empresa de pintura residencial com 5 mil seguidores no Instagram tem a métrica 5 mil.

Entretanto, de nada adianta ter esses números em mãos, se o resultado não é efetivo. Por essa razão, é necessário medir o KPI.

Na prática, a sigla traz referência ao termo em inglês Key Performance Indicator, ou seja, o indicador de performance de uma determinada estratégia.

O KPI é, portanto, uma métrica que indica se a sua estratégia está atingindo o seu objetivo. No exemplo anterior, nada adianta ter 5 mil seguidores se todos eles foram comprados, isto é, são robôs. 

Pode ser que um anúncio de revelação de fotos 15x21 de uma papelaria tenha mais engajamento orgânico (visitas de usuários natural) e, como consequência, essa estratégia tenha mais sucesso do que a ação da empresa de pintura.

Os KPIs não são padrões, pois é o próprio usuário quem os define, dependendo dos objetivos de cada planejamento de marketing.

No entanto, é preciso saber analisar e interpretar as métricas brutas, para então compreender se o indicador de performance é positivo ou negativo.

Alguns dos principais KPIs, segundo os objetivos das campanhas de marketing, são:

  • Aumento da visibilidade da marca no Instagram;
  • Aumento do tráfego de visitantes no site/blog;
  • Aumento da taxa de conversão de leads;
  • Geração de vendas no Instagram;
  • Criação de autoridade da marca em um assunto.

Para facilitar a compreensão sobre as métricas do Instagram, vamos analisar os dados dispostos na Atividade, Conteúdo e Público, presentes no relatório do aplicativo.

As métricas do Relatório de Atividade

As métricas do Relatório de Atividade dizem respeito às interações dos usuários com o seu perfil e elementos da conta comercial. 

Por exemplo, se uma clínica de preenchimento mandibular consegue muitas visitas no site, oriundos de usuários do Instagram, esse é um dado importante a se levar em consideração, portanto, uma métrica.

Assim, as informações disponíveis no Relatório de Atividade são:

  • O total de seguidores na página do perfil;
  • O total de interações dos usuários no perfil;
  • O número de visitas ao perfil;
  • A quantidade de cliques no site (link na biografia);
  • A quantidade de cliques no botão E-mail/Ligar;
  • O alcance geral de todas as publicações da semana;
  • As impressões gerais de todas as publicações da semana.

No caso das impressões, é importante pontuar que elas não diferenciam os usuários. Isso quer dizer que, se um mesmo usuário acessou 10 vezes uma publicação sobre como fazer um alinhamento 3d, teremos 10 impressões.

Como interpretar o Relatório de Atividades

O Relatório de Atividades é uma importante técnica para perceber se as campanhas estão trazendo resultados, especialmente com o número de visitantes.

Se o seu e-commerce tem um grande número de pessoas que vieram do Instagram, já é possível orientar novas estratégias, com foco na rede social. 

Por outro lado, se a taxa for baixa, é necessário tomar providências para melhorar o marketing no Instagram.

O Relatório de Atividades também mostra se os usuários compreendem bem o que é o seu negócio. 

Por exemplo, uma empresa especializada em manutenção de empilhadeira deve deixar claro que realiza somente esse serviço, não a venda do equipamento. 

Se as informações estiverem confusas, o Relatório de Atividades mostrará que a interação do público não possui o resultado esperado e é preciso realizar alterações.

As métricas do Relatório de Conteúdo

As métricas do Relatório de Conteúdo são disponibilizadas para cada uma das postagens, tanto no feed quanto no Stories. 

Essa é uma forma de analisar individualmente qual postagem teve melhores resultados e, dessa maneira, perceber quais conteúdos o seu público consome.

Nesse contexto, uma postagem com dicas de decoração usando cortina romana quarto pode ter um alcance maior do que um vídeo publicitário sobre o mesmo produto. Tudo irá depender de como o seu público gosta de ser informado.

Assim, as informações disponíveis no Relatório de Conteúdo são:

  • Número total de pessoas que viram cada publicação;
  • Número total de impressões em cada publicação;
  • Número de compartilhamentos (envio do seu conteúdo por Stories ou Direct).

Como interpretar o Relatório de Conteúdo

O objetivo do Relatório de Conteúdo é fornecer informações ricas sobre cada postagem para que você possa avaliar qual é o “ingrediente” de sucesso. 

Além das visualizações, impressões e compartilhamentos, as boas publicações também apresentam um número significativo de comentários e contatos de usuários diretamente pela Direct Messenger do Instagram.

Ademais, o Relatório de Conteúdo permite verificar quem são os clientes ideais da sua empresa e, dessa forma, como planejar ações personalizadas voltadas para esse público específico. 

Afinal, quanto maior for a segmentação, maiores são as chances de conversão de leads.
O Relatório de Conteúdo também fornece dados importantes sobre os Stories do Instagram. 

Desse modo, a sua empresa pode ter ações estratégias para esse recurso, principalmente para fomentar a proximidade do perfil com o público.

As métricas de Conteúdo do Instagram também incluem dados sobre o IGTV, anúncios patrocinados e para Lives. 

Para ter acesso ao relatório completo, é preciso ter uma página no Facebook com a ferramenta exclusiva do Facebook para Empresas (o Instagram é parte do Facebook desde 2012).

As métricas do Relatório de Público

Essas métricas são especialmente voltadas para a compreensão do seu público-alvo, por isso, elas funcionam como um complemento para as informações do Relatório de Conteúdo. 

No Público, é possível verificar, em porcentagem:

  • As principais localizações dos seus seguidores;
  • A faixa etária dos seguidores;
  • O gênero dos seguidores;
  • Os horários e dias da semana de maior acesso.

Com a ajuda desses dados, é possível criar uma persona, isto é, um personagem fictício, baseado nas informações do público-alvo, para facilitar o planejamento de estratégias de marketing. 

Assim, ao divulgar um anúncio sobre placas decorativas personalizadas, com temática de super-herói, você pode saber realmente quem é o cliente ideal (por exemplo, jovens de 15 a 24 anos, residentes em São Paulo capital).

Como interpretar o Relatório de Público

Além da definição e construção de personas, o Relatório de Público ajuda no desenvolvimento de estratégias localizadas.

Desse modo, se a sua empresa deseja fazer uma corrida beneficente, é interessante verificar em qual cidade está a maioria dos seguidores e, com isso, planejar o evento neste local.

Outra possibilidade é achar um influenciador digital (personalidade do Instagram) para parceria. Se o seu público é constituído de jovens gamers, pode ser interessante entrar em contato com um influenciador do meio de jogos.

Com isso, as campanhas  são personalizadas e ainda mais assertivas. Contudo, é fundamental integrar e acompanhar as informações de cada relatório semanalmente, ainda mais quando o trabalho com o Instagram é periódico.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.