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Como o Instagram for Business pode ajudar na comunicação com clientes?
Por Mauro Lacerda | Redes Sociais | 1443 Views
Se você é empresário e entende a importância das redes sociais para a sua organização, certamente já ouviu falar sobre o Instagram for Business.
A versão comercial do Instagram foi desenvolvida visando atender às necessidades de diversos negócios, que encontraram na plataforma uma maneira interessante de divulgar a sua marca e os seus produtos.
Afinal, a rede social é especializada em fotos e imagens, permitindo que o seu conteúdo seja bastante visual, o que pode ser um elemento importante para que as empresas promovam os seus serviços.
Além disso, o Instagram se tornou uma das maiores redes sociais da atualidade, alcançando um número alto de contas ativas na plataforma, passando de 1 bilhão de usuários ativos, segundo dados divulgados pela própria rede.
Com essa grande vantagem a seu favor, o Instagram encontrou uma maneira de promover o uso da plataforma não apenas por pessoas físicas, mas também por empresas dos mais variados segmentos.
Desse modo, os negócios que ainda não aproveitam os benefícios de ter um perfil no Instagram estão perdendo vários clientes.
Então, se você quer saber como o Instagram for Business pode ajudar na sua comunicação com os clientes, além de aumentar a visibilidade do seu negócio, siga na leitura do artigo.
Instagram: por que utilizá-lo?
Os parâmetros que envolvem a utilização do Instagram e todos os seus recursos são bastante animadores.
Justamente por isso, a rede consegue garantir que tanto as empresas de segmentos como reciclagem de caixa de papelão, quanto as de venda de roupas infantis, alcancem bons resultados em termos de divulgação.
Entre os principais números do Instagram for Business podemos elencar:
- Um pouco mais de 1 bilhão de contas ativas mensalmente;
- Mais de 500 milhões de usuários ativos diariamente;
- Mais de 500 milhões de stories acessados todos os dias;
- Cerca de 80% dos usuários seguem contas empresariais.
Essas estatísticas podem ser bastante surpreendentes para os empresários, pois encontram na plataforma um modo descomplicado de tornarem suas organizações mais conhecidas no mercado.
Além disso, a facilidade com que as empresas conseguem promover e fechar novos pedidos graças à plataforma é empolgante, fazendo com que as vendas de um item como rebolo de polimento possam ter um aumento positivo.
Mas, como em qualquer estratégia orgânica, garantir um crescimento no Instagram demanda investimento de tempo e, em alguns casos, financeiro.
Isso porque a rede social oferece serviços que ajudam na divulgação do seu negócio, como é o caso dos anúncios patrocinados.
Os pontos positivos para as instituições que optam por criar anúncios na plataforma são interessantes, fazendo com que mais usuários conheçam o perfil do negócio, realizem compras ou sejam levados para o site do estabelecimento.
Tudo isso pode ser selecionado no momento do anúncio, que permite a segmentação mais adequada para o setor em que atua, como também do seu público-alvo.
Isso significa que se uma corporação deseja atender apenas ao público da região onde ela está localizada, ela pode direcionar a propaganda de um mezanino estrutura metálica para os usuários que estejam próximos do seu endereço.
Esses são apenas alguns dos inúmeros benefícios oferecidos pelo Instagram, que faz com que ele se torne uma rede social obrigatória para os estabelecimentos que desejam conquistar cada vez mais clientes.
As ferramentas de comunicação do Instagram for Business
Uma das grandes preocupações dos proprietários de um negócio é fazer com que a comunicação com o público seja mais eficiente.
Atualmente, ter apenas um número de telefone e um e-mail para contato não gera tantos resultados quanto se imagina.
Por isso, é preciso investir no seu perfil do Instagram, que facilita a interação com os seus clientes e oferece ferramentas bastante eficientes de comunicação.
Postagens
As postagens na rede social consistem no modo mais direto de se comunicar com os seus clientes.
Você pode criar uma publicação para divulgar um produto como lençol de borracha 5mm, aproveitando a descrição da postagem para fornecer o máximo de informações possíveis sobre o item.
Essa área garante que o seu consumidor possa compreender mais sobre o que a sua corporação está promovendo, entendendo os seus serviços e curtindo as suas publicações.
Curtidas e comentários
Qualquer postagem feita na plataforma pode receber a interação dos seus seguidores, e isso acontece por meio das curtidas ou dos comentários.
As curtidas são indispensáveis para que uma empresa possa saber o quanto um determinado produto ou serviço desperta o interesse e agrada o seu público.
Assim, se você postar a foto de um bico aspersor de água no seu perfil, ela pode receber curtidas ou comentários dos seus clientes.
Os comentários permitem que os seguidores tirem dúvidas e opinem sobre os itens da sua empresa mais facilmente, de modo público.
Além disso, eles permitem que você responda e troque mensagens de maneira bastante simples com os seus consumidores, tornando a comunicação muito mais rápida.
Stories
Uma das ferramentas que ganhou a preferência de muitos usuários é o Stories, que permite o compartilhamento de imagens, textos ou vídeos de modo rápido, por um período de 24 horas.
No Stories, é possível disponibilizar uma caixa de perguntas, onde os seus seguidores conseguem enviar eventuais dúvidas sobre qualquer tipo de tema, recebendo uma resposta pública sem que eles sejam identificados.
Além disso, o formato permite a gravação de pequenos vídeos, sendo esse um jeito rápido de comunicação com os clientes, tanto para transmitir um comunicado quanto para apresentar um serviço.
Você pode apostar na confecção de uma boa imagem que apresente uma oferta de álcool isopropílico 70 e postá-la, por exemplo, deixando-a no ar pelo período de 24 horas.
Desse modo, os clientes que acompanham os Stories do seu perfil podem ser beneficiados com esse tipo de publicidade rápida.
Direct
As redes sociais sempre se preocuparam em oferecer um comunicador instantâneo em suas plataformas, que ajudam os clientes a se comunicarem de modo privado com outros usuários ou empresas.
Nesse sentido, o Direct é a ferramenta que possibilita uma comunicação mais direta com um usuário, ajudando no atendimento individual da sua organização.
Pelo chat, é possível que o cliente tire dúvidas sobre o seu pedido de filtro de manga industrial ou qualquer outro produto que sua corporação trabalhe, assim como para realizar uma compra, de maneira segura e particular.
Nesse sentido, o Direct é uma das melhores opções do Instagram, já que o cliente se sente mais à vontade para interagir com a empresa, recebendo um atendimento personalizado e direcionado.
Com as ferramentas de comunicação abordadas neste tópico, é possível perceber a importância do Instagram for Business para uma instituição, permitindo que o seu contato com os seguidores seja prático e eficiente.
Outras funcionalidades do Instagram for Business
O Instagram é uma rede social bastante completa. Ela oferece funcionalidades que podem ser utilizadas por empresas de modo interessante, fazendo com que o seu negócio tenha um bom desempenho na plataforma.
O uso da hashtag
O grande símbolo do Instagram é a hashtag (#). Ao inserir o caractere seguido de uma expressão relacionada a sua postagem, você faz com que mais pessoas possam encontrar as suas publicações na rede.
Nesse sentido, ela funciona como uma palavra-chave, que faz com que os clientes de uma empresa de peças para tratores agrícolas possam entrar em contato com mais facilidade sobre o que elas procuram, ao inserir a “#” antes da expressão utilizada na sua pesquisa.
O “arraste para cima”
Ao navegar pelos Stories, você já deve ter verificado que alguns perfis indicam que os seus seguidores realizem o “arraste para cima” para saber mais sobre um determinado conteúdo.
Esse atalho permite que usuários com mais de 10 mil seguidores possam encaminhar os seus clientes para páginas externas.
No caso de empresas, essa pode ser uma alternativa para levar os usuários para o site do negócio.
Essa ferramenta é de grande importância para os perfis comerciais, principalmente porque ao oferecer uma solução dentro do Stories, você pode fazer com que um seguidor encontre aquilo que você mencionou com mais eficiência.
Nesse sentido, se você mencionou um dos produtos vendidos na sua loja virtual, o “arraste para cima” pode levar os seus clientes para a página de compra, gerando novas vendas para a sua organização.
As menções
O Instagram também permite que os perfis façam menções a outros usuários, levando os seguidores de uma empresa a conhecerem os seus parceiros comerciais.
Essa ferramenta pode ser um modo prático de conseguir mais seguidores, principalmente quando essa menção é feita por influenciadores virtuais.
Os influenciadores são pessoas que possuem uma grande quantidade de seguidores, que levam as sugestões e indicações do usuário em conta.
Desse modo, cada vez mais clientes podem chegar ao seu perfil por indicações feitas dentro do Instagram, fazendo com que a sua conta cresça na plataforma.
As métricas
O Instagram for Business oferece o acompanhamento de métricas relacionadas ao seu perfil comercial de modo simples e acessível.
Isso quer dizer que você pode acompanhar o alcance de uma postagem, saber quantos novos seguidores a sua conta atingiu, quantas curtidas uma publicação recebeu, quantas pessoas foram impactadas pelos seus anúncios, etc.
As métricas ajudam na administração da sua página, indicando quais postagens agradam mais ao seu público, fazendo com que a sua atuação seja mais assertiva.
Com esses dados, é possível fazer com que o seu perfil tenha muito mais sucesso na rede social, alcançando cada vez mais clientes.
Por isso, o Instagram for Business é uma ferramenta essencial para as empresas que desejam crescer e manter um relacionamento mais próximo com os seus clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.