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Como o Marketing Médico pode aumentar a visibilidade e relevância do seu consultório

Como o Marketing Médico pode aumentar a visibilidade e relevância do seu consultório

Por Mauro Lacerda | Marketing Digital | 57 Views

Se você possui uma clínica e deseja atingir uma maior visibilidade para o seu negócio, trazendo mais pacientes e melhorando os seus resultados, você deve investir em Marketing Médico.

As campanhas e ações de marketing para promover o seu consultório são essenciais para que você consiga alcançar mais pessoas e, assim, aumentar o seu número de atendimentos.

Para começar, você deve montar um planejamento que envolva as etapas principais da sua estratégia. Para isso, é preciso desenhar os processos do marketing médico que você deseja realizar.

Desse modo, as pessoas serão impactadas com a divulgação do seu consultório e, poderão recorrer aos serviços de acordo com a necessidade que apresentarem.

Você pode apostar em diferentes técnicas do marketing digital, que auxiliarão nas suas campanhas, fazendo com que o seu trabalho de promover a clínica seja mais eficiente e vantajoso.

Por isso, para entender mais sobre como você pode utilizar o marketing médico para aumentar a visibilidade e a relevância da sua clínica, siga na leitura deste artigo.

O que é o marketing médico?

O marketing é uma forma bastante eficiente de promover qualquer tipo de produto ou serviço, seja ele um meio fio de concreto ou uma clínica odontológica.

O marketing médico é um pouco mais específico, já que ele inclui alguns preceitos éticos próprios da profissão.

Afinal, é preciso saber lidar com casos bastante específicos e que exigem um conhecimento técnico, que são indispensáveis na prática médica.

Por isso, mesmo que o marketing digital seja permitido para promoção de consultórios, você deve se atentar para as restrições impostas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), que tornam a divulgação de uma clínica muito mais adequada e ética.

As restrições do marketing médico nas campanhas

No site da CFM, você pode encontrar o arquivo do Manual de Publicidade Médica para download, que contém as diretrizes que devem ser seguidas dentro de uma campanha.

Entre as principais restrições, podemos elencar:

  • Promover-se como um especialista sem ter certificação;
  • Diagnosticar ou sugerir tratamentos sem uma consulta presencial;
  • Garantir resultados em procedimentos;
  • Dizer-se o único apto para resolver um problema;
  • Classificar-se como o “melhor” na sua área, etc.

Certificado de especialização

Assim como um técnico precisa estar devidamente habilitado para a instalação de rede de proteção, um médico especialista deve possuir o certificado do seu curso, garantindo que ele está apto para atender a quadros específicos.

A formação médica é, sem dúvida, uma das mais exigentes. Há ainda quem opte por escolher uma área própria, para atender casos mais especiais.

Para isso, ele precisará passar por uma formação extra, que renderá um diploma de especialização.

Sendo qualificado para um atendimento específico, ele pode se destacar entre outros profissionais e, nesse sentido, atrair mais pacientes.

Por isso, para se promover como um especialista em determinada área, é essencial estar devidamente habilitado.

Diagnósticos e tratamentos apenas presencialmente

Com a facilidade da internet, muitas pessoas buscam por soluções para problemas de saúde realizando pesquisas nos principais buscadores, de modo a encontrar uma resposta rápida para resolver os seus sintomas.

Ao apresentar um quadro constante de dor nas costas, pode ser que um paciente decida buscar no mundo virtual a opinião de um médico para realizar um diagnóstico para o seu quadro. Porém, uma das restrições médicas do CFM impede que isso seja feito.

Afinal, não é possível entender sobre um problema de saúde do paciente a distância, muito menos prescrever medicamentos sem uma consulta prévia.

Desse modo, um medico acupunturista que possui uma atuação mais ampla na internet pode indicar ao paciente que agende um horário.

Com isso, no consultório, o profissional poderá avaliá-lo e sugerir de modo mais assertivo um tratamento adequado.

Garantir resultados em procedimentos

Cada corpo humano é único e, por isso, a medicina não pode ser tratada como uma ciência exata.

Nesse sentido, não é permitido divulgar imagens no site de uma clínica prometendo resultados iguais àquele. Afinal, as pessoas reagem de modo distinto a um procedimento, o que implica em efeitos diferentes.

Sendo assim, uma das restrições impostas para o marketing médico é a de garantir resultados específicos em procedimentos.

Classificar-se como o melhor na área

Entre os preceitos éticos mencionados no Manual de Publicidade Médica, está a restrição de classificar-se como o melhor profissional da área.

Essa pode ser uma estratégia comum para a venda de um compressor parafuso, por exemplo, mas isso não se verifica no campo da medicina.

Além de ser uma maneira antiética de se autopromover na internet, é direito dos pacientes consultarem diferentes opiniões e, por isso, essa é uma das regulamentações impostas pelo CFM.

Depois de conhecer algumas das principais restrições em relação ao marketing médico, é possível desenvolver uma campanha para aumentar a visibilidade do seu consultório de modo mais assertivo, garantindo a ética e preocupação com os seus futuros pacientes.

Como aplicar o marketing médico

Levando em consideração que o marketing médico pode ser feito em diversos canais de comunicação, você deve investir em diferentes possibilidades.

Realizar anúncios em revistas que circulam no seu bairro pode ser uma boa estratégia, mas você também pode ampliar o alcance da sua campanha em outros meios, em especial na internet.

Desenvolva um site ou blog

Um dos principais canais para promover o seu consultório na internet é investir em um site ou blog que contenha artigos de qualidade para levar informações para o seu público.

Isso não só traz aos seus leitores uma série de dicas que podem melhorar a saúde deles como um todo, como também vai mostrar a importância que você dá aos seus pacientes.

Assim como uma empresa de reciclagem de papel e papelão pode ter um blog para expor dicas de separação de materiais e de como colaborar para diminuir a produção de resíduos nas residências, você também pode apostar na publicação de dicas para os seus leitores.

Tudo isso é fundamental para que um estabelecimento ganhe maior visibilidade e, no caso do marketing médico, isso pode ser ainda mais interessante.

Ao navegar na internet, as pessoas buscam sempre materiais que possam oferecer boas dicas e facilitar a compreensão de um determinado assunto.

Por isso, os profissionais de medicina que desejam aumentar a sua relevância no mundo virtual devem investir na postagem de artigos atrativos e com uma linguagem acessível para os seus leitores.

Com uma audiência crescente e fiel, a sua página ganhará destaque, sendo exibida entre as primeiras posições em uma pesquisa nos principais buscadores da internet.

Invista nas redes sociais

Se você ainda não possui uma página ou perfil nas principais redes sociais, aposte nessa estratégia o quanto antes.

Grande parte das pessoas que navegam na internet passam um longo período nessas plataformas, seja para conversar com seus amigos e familiares ou para se atualizar sobre os mais variados assuntos.

Nesse contexto, elas também podem aproveitar para conhecer a página de um estúdio que oferece aula de pilates solo para verificar a avaliação dos alunos e ver fotos do local.

Sendo assim, você pode conquistar um bom número de seguidores para o seu perfil apostando em publicações que atraiam os usuários para conhecer a sua página e, assim, fazer com que o seu consultório ganhe mais visibilidade nas redes sociais.

Outra facilidade oferecida nos seus perfis é a de uma comunicação mais próxima com o seu público, que pode interagir com você por meio de curtidas, compartilhamentos e de comentários nas publicações da sua página.

Desse modo, você pode criar uma ponte de relacionamento com os seus pacientes, o que vai resultar em uma relevância maior para o seu consultório.

Essa pode ser uma estratégia eficiente tanto para um médico que deseja aumentar o seu número de atendimentos na clínica, quanto para uma retífica de motor que quer conquistar uma maior quantidade de clientes.

Aposte no e-mail marketing

Com o e-mail marketing, você pode produzir materiais de qualidade para enviar periodicamente para os seus pacientes, com dicas para manter uma dieta mais saudável, cuidados especiais com a saúde, etc.

Além disso, você pode comunicar novidades para o seu público, como a ampliação de uma nova frente na sua clínica, indicando os novos serviços estéticos, tal como o de luz pulsada rosto, revelando os benefícios da prática para os leitores do seu e-mail.

Com isso, é possível fazer com que o seu consultório esteja sempre presente na vida dos seus pacientes, além de prestar um serviço de utilidade pública ao promover dicas de saúde e de cuidados com o corpo.

Desse modo, a sua clínica pode se destacar de maneira interessante e alcançar novos pacientes, trazendo bons resultados e uma agenda repleta de novos atendimentos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.