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Como um site personalizado pode ajudar sua marca a se destacar

Como um site personalizado pode ajudar sua marca a se destacar

Por Mauro Lacerda | Dicas | 1398 Views

Ter um site personalizado é garantir o seu cartão de visitas na internet. Há estudos que dizem que os websites são o centro de uma estratégia de marketing, e de fato, como alcançar visibilidade no Google sem este recurso? Tarefa impossível.

Não importa qual é o nicho de mercado do seu negócio, um site pode melhorar sua credibilidade, sendo ferramenta essencial para divulgar a sua empresa.

No entanto, vale a pena fazer um checklist antes de montar o seu site. Afinal, qual é a imagem que você pretende passar? Quais são as funcionalidades? Sua empresa já tem uma identidade visual?

Tudo isso é fundamental para planejar a construção do seu site e deixá-lo personalizado e funcional ao mesmo tempo.

Além dos detalhes estéticos, é muito importante que o profissional de programação pense na usabilidade e experiência do seu público ao acessar o site. Isso vale tanto para o desktop quanto para mobile.

Está na dúvida sobre como dar os primeiros passos para ter um site confiável, bonito e que seja bem rankeado nos motores de busca? Vamos abordar esse assunto nos próximos tópicos, aproveite a leitura!

Defina a identidade visual do site personalizado

Um site customizado é aquele que vai carregar a personalidade do seu negócio na paleta de cores, no design e na usabilidade. Se você já decidiu pela criação do site, faça o planejamento do projeto de acordo com a identidade visual.

Sabe o que é isso? Na prática, existem algumas variações do conceito, mas pensar na identidade visual, essencialmente, é mentalizar as características visuais que vão transmitir a imagem da sua empresa. 

Além do logotipo, isso quer dizer que você precisa ter um nome, um conceito, uma paleta de cores que representa a sua marca de forma sistematizada e um padrão para construir e divulgar os materiais nas estratégias do mundo online e offline.

Vamos imaginar que você tem uma loja de artigos de festa e vende itens como guardanapo de papel, fantasias, acessórios de decoração e produtos para composição da mesa.

O que faz com que os clientes lembrem da sua marca? Quando a identidade visual é bem demarcada, juntamente, com um trabalho de branding  — que é o conjunto de ações que vão alinhar propósito, posicionamento e valor de marca, os resultados são mais efetivos.

Portanto, você deve levar esses conceitos para a criação do web site. Afinal, a proposta não é construir um cartão de visitas na web para que a sua empresa seja encontrada pelos clientes? 

Pense nisso, e antes de passar o projeto para um programador, converse com um web designer. Para otimizar os recursos e o tempo na hora da construção deste produto, você pode pesquisar uma agência que ofereça uma equipe especializada para o trabalho.

Se você trabalha com conserto de ar condicionado, já pensou que um site pode atrair mais clientes, do que folders entregues de porta em porta? Claro que além da identidade visual, é preciso agregar outros fatores nessa construção.

Por isso, agora, vamos abordar os principais pontos em um site de sucesso. Acompanhe nos tópicos seguintes.

Certifique-se que o domínio é seguro

Agora que você sabe que o site é um portfólio de serviços online que pode agregar valor à imagem da sua marca, é hora de pensar em como fazer esse projeto dar certo na prática.

O domínio seguro é um requisito fundamental para que você não perca informações ou tenha problemas depois que o site já estiver no ar. 

O domínio é o que faz com que seu endereço de html seja personalizado, além de tornar seu site único na web.

Se você tem uma loja de artigos voltados para a indústria e para os profissionais que trabalham com instalações elétricas, e oferece produtos no site como barramento trifásico, já pensou em como os visitantes vão encontrar seu site?

O domínio personalizado é fundamental para se diferenciar da concorrência e ter seu endereço na web. 

É importante que ele seja seguro, assim como o site precisa oferecer uma navegação segura para o usuário, pois é importante que seus clientes tenham credibilidade na sua marca.

Quando se trata de segurança na web, principalmente, em relação aos sites, profissionais da área mencionam com frequência a sigla SSL, que traduzida do termo inglês Secure Sockets Layer faz referência à camada segura, sendo uma tecnologia de criptografia dos dados trocados entre cliente e servidor.  

Afinal, por que um site seguro é importante para que a sua empresa se destaque?

  • Os clientes terão mais confiança na sua marca;
  • Não haverá receios de comprar online;
  • Você tem a garantia de que dados confidenciais serão preservados;
  • Esse é um fator de ranqueamento para os motores de busca.

Se o site for um e-commerce especializado na venda de equipamentos para a indústria e construção civil, como a empilhadeira still, preservar os dados de compra e pagamento dos clientes é o mínimo que deve ser feito para evitar fraudes.

Invista em marketing de conteúdo e seja autoridade

Se você quer saber como o seu negócio pode aparecer no Google, trabalhar com a otimização em SEO  no seu site é fundamental.

Vamos imaginar uma empresa especializada em treinamentos de segurança e emissão de documentos importantes para essa área, como o laudo NR 13.

Essa norma serve para garantir a segurança do trabalhador em relação às máquinas industriais, além de verificar a inspeção em caldeiras e vasos de pressão.

Apesar de ter sido instituída pelo Ministério do Trabalho e ser reforçada pela ABNT, muita gente tem dúvidas.

A mesma situação é comum para outras normas e situações técnicas, como a emissão de um laudo AVCB corpo de bombeiros e sua respectiva importância para empresas, indústrias e empreendimentos.

Ao investir em conteúdo relevante sobre o assunto, com as técnicas de otimização adequadas, sua empresa ganha relevância e autoridade na área. 

O marketing de conteúdo pode te ajudar a construir um posicionamento de autoridade na internet por meio do site e estratégias complementares. São benefícios e motivos para apostar nessa estratégia:

  • As chances de rankeamento nos buscadores aumenta;
  • Sua empresa agrega valor às pessoas;
  • É uma forma de atrair novos leads;
  • Seu negócio reforça a autoridade no nicho de mercado;
  • A estratégia faz o cliente avançar no funil de vendas;
  • O engajamento com seu público melhora.

Além de artigos, você pode criar conteúdos ricos em outros formatos como e-book, vídeos, infográfico, tutorial, campanhas de e-mail marketing ou conteúdo para as redes sociais.

Atenção: ao investir nessa estratégia, faça uma persona da sua empresa e estude o marketing de atração para que seus conteúdos sejam encontrados pela pessoa certa, no momento que ela precisa de uma solução.

Sem dúvidas, produzir conteúdo e compartilhar conhecimento é algo que pode melhorar o relacionamento da sua marca com o cliente, além de trazer muitas melhorias na prática, seja na alimentação do site ou no posicionamento geral da empresa.

Ao vender um item como uma grade de ferro para porta, por exemplo, você pode disponibilizar tabelas, imagens, conteúdos sobre os diferentes tipos de grade e a importância de fabricantes de qualidade.

Tudo isso contribui para a experiência que seu cliente terá em relação à marca e em relação ao seu conhecimento de mercado.

O foco deve ser no usuário

As pessoas usam cada vez mais o smartphone para acessar conteúdos. No Brasil, o celular já é considerada a principal plataforma para acessar a internet.

Isso quer dizer que o seu site deve oferecer uma boa experiência para todos os dispositivos móveis. 

Hoje, o modelo de site one page, também conhecido como site de página única é um formato com layout adaptável em diferentes plataformas.

Além da usabilidade e experiência do usuário, é muito importante prestar atenção na velocidade de carregamento do site.  De acordo com o próprio Google, a velocidade ideal para um site abrir é de 2 segundos.

Outras pesquisas que também vão nessa linha, destacam que quanto mais o site demora para abrir ou trava, maiores são as chances do usuário procurar outro. Por isso, foco na experiência do usuário.

Se você tem uma empresa consolidada no mercado de solda em aço inox, é importante que o site corresponda à altura, ou outros concorrentes da área de soldagem podem avançar nesse quesito e conquistar mais clientes por você.

Agora que você sabe um pouco mais sobre a personalização dos sites na prática, que tal rever o seu?  

Lembre-se que esse produto é considerado um dos centros da estratégia de marketing. Dessa forma, o combo de uma boa apresentação visual, com experiência e conteúdo relevante faz toda a diferença e contribui positivamente para sua marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.