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Como usar as redes sociais para se relacionar com seus clientes
Por Mauro Lacerda | Redes Sociais | 1489 Views
Há grande necessidade de que as empresas estejam atentas aos impactos das inovações tecnológicas na comunicação, que são decisivas para o relacionamento com a audiência. Nesse cenário, meios como as redes sociais ganham cada vez mais destaque devido a conectividade crescente.
Afinal, hoje em dia essas plataformas também se tornaram amplamente exploradas para acompanhar marcas, pesquisar a respeito e averiguar as reputações.
As possibilidades de interação e a agilidade de acesso às informações ganham destaque nesse cenário. Por exemplo, se profissionais que atuam em uma unidade de tratamento de ar recebem elogios, a disseminação pode ser mais ágil.
Todavia, o mesmo se enquadra com comentários negativos, o que exige cautela por parte da empresa, especialmente com a conduta apresentada dentro e fora das redes. A seguir, confira algumas dicas para se relacionar de forma positiva com os clientes.
Principais dicas para se relacionar com os clientes
As mídias sociais podem agregar de uma maneira significativa com a visibilidade do empreendimento e, nesse cenário, o relacionamento com os prováveis clientes e consumidores tem um grande potencial para fidelização, engajamento e conversões.
Entre as principais dicas que podem ser adotadas, estão:
Procure enriquecer a experiência do cliente
É fundamental apresentar conteúdos valiosos para a audiência e compartilháveis. Além de elementos textuais, investir em vídeos, infográficos, enquetes e imagens pode ser interessante.
Ainda mais, mostrar-se a disposição pode ser um grande diferencial e contribui com uma percepção mais positiva da marca. É válido ainda citar que muitas pessoas utilizam essas plataformas para esclarecer dúvidas com os empreendimentos.
Nesse caso, também é fundamental que exista atenção ao tempo de resposta e frequência de publicações, uma vez que a longa demora pode soar muitas vezes como falta de profissionalismo.
Escolha o canal mais adequado
Sem dúvidas, para se relacionar corretamente com o cliente pelas redes sociais é preciso escolher as plataformas mais adequadas para alcançá-lo com eficácia.
Por exemplo, a audiência de uma oficina que realiza montagem de pneus alinhamento e balanceamento pode ser predominante no Instagram e Facebook.
Por essa razão, é importante compreender o público-alvo e definir a persona, que corresponde a um perfil semi fictício do cliente ideal, onde a presença nas redes sociais é um dos aspectos levantados.
Inclusive, esse conhecimento é imprescindível para enriquecer a experiência das pessoas que seguem a corporação com maior propriedade.
Atenção aos feedbacks
Os comentários são recursos amplamente utilizados em redes sociais e é interessante que os profissionais se proponham a analisá-los. Dependendo da demanda, pode ser difícil para a empresa responder, mas pode ser significativo para sua imagem e o público.
Ainda mais, é interessante que independente do teor do comentário, algo seja retirado em prol de melhorias na marca.
Os erros de maior destaque
Além de conferir as dicas para identificar os melhores caminhos para se relacionar com os clientes nas mídias sociais, os profissionais da área também devem se ater a importância de averiguar os erros mais comuns, tais como:
- Identidade visual inadequada;
- Ausência de análise de resultados;
- Falta de planejamento;
- Respostas inadequadas.
A identidade visual deve atender a mesma linha em todas as redes sociais da corporação, caso contrário, pode causar confusão nas pessoas que acompanham. Além disso, deve ser compatível com a marca e sua personalidade para reforçar a constância.
Não averiguar os resultados pode retardar o processo de aplicar melhorias na estratégia, principalmente ao considerar as diversas ferramentas disponibilizadas nas redes sociais para acompanhar o desempenho das ações.
A partir dessa prática, é possível realizar ajustes, ter um conhecimento mais amplo do público-alvo e até mesmo das ações que apresentam um maior potencial para o sucesso.
Assim como no caso anterior, a ausência de planejamento também pode comprometer a estratégia das redes sociais por completo, principalmente pela falta de direcionamento na criação de conteúdo, interação com a audiência e campanhas criadas.
Normalmente, as respostas inadequadas são apresentadas para interações negativas. Todavia, é de grande importância que em qualquer caso os profissionais tenham cautela para estabelecer uma interação respeitosa, até mesmo quando os clientes não apresentam esse tipo de atitude.
A importância das táticas de SMO
Quando se fala em otimização no marketing digital, as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) possuem um grande destaque, uma vez que são aplicadas nas páginas das marcas para alcançar posições satisfatórias em mecanismos de busca.
Nesse contexto também é válido apresentar o SMM (Search Engine Marketing), que corresponde às práticas aplicadas em prol de um melhor posicionamento da organização nas redes, ao ponto de refletir em mais oportunidades de vendas.
No entanto, é interessante abordar que o SMM se apresenta de forma mais abrangente do que o SMO (Social Media Optimization), sendo esse segundo grupo de táticas crucial para potencializar os resultados do primeiro.
Por exemplo, se uma academia de ginastica feminina que investe em SMM almeja aprimorar a relação com o público e, ao mesmo tempo, potencializar os resultados nas redes sociais, esse tipo de recurso pode ser uma solução significativa.
As técnicas podem melhorar o relacionamento com os consumidores e clientes em potencial devido às possibilidades de estimular uma maior proximidade e a elevação do engajamento.
Dessa maneira, não apenas por causa de técnicas como de SMO, mas no cenário que abrange as redes sociais como todo, pode-se notar que se tratam de meios com grande potencial para o crescimento de marcas de diversos nichos.
Em meio às medidas que podem ser adotadas no SMO, estão:
Regularidade de publicações
Sabidamente, a frequência das publicações das marcas em redes sociais possui grande importância para as estratégias de marketing.
Uma das medidas de SMO consiste em encontrar a frequência que apresenta maior eficácia para a corporação.
Como uma demolidora de casas que deseja averiguar esse aspecto e a princípio pode definir as publicações para uma determinada periodicidade em relação aos dias.
É algo que deve ser mantido para que análises sejam realizadas em relação ao engajamento, curtidas, entre outros indicadores. Há possibilidade de testar por uma semana e, nas próximas, alterar os parâmetros.
A partir de testes desse tipo é possível reunir dados mais sólidos e comparar o desempenho. Essa também é uma forma de ter um entendimento mais claro de como o consumidor se comporta.
Hoje em dia, diversas ferramentas nas redes sociais permitem esse tipo de acompanhamento, inclusive em relação a descoberta dos horários mais favoráveis para as publicações.
Também há possibilidade de avaliar com diversos testes ou automatizar esse processo por meio de ferramentas específicas, que reúnem as informações.
Podem haver grandes distinções de acordo com o público de cada empresa, por exemplo, uma empresa que realiza a instalação de geradores a diesel pode apresentar um desempenho melhor em publicações de segunda a quinta-feira, entre das 11h às 12h.
Produção de material compartilhável
Compartilhar conteúdo é uma das formas de maior importância para alavancar o público atingido pela publicação. Mas, para isso, é preciso que exista cautela na produção.
Em primeiro lugar, dependendo da linguagem utilizada, pode ficar claro para a audiência a superficialidade empregada essencialmente para conseguir compartilhamentos. É algo que pode gerar um resultado negativo.
Por essa razão, ter cautela com os reais desejos, assim como com um conteúdo de qualidade é de grande importância.
Nessa situação, se pode citar empresa que confecciona vestimentas para processos de recuperação, como sutiã pós cirurgia de mama e além de abordar um assunto interessante na área, pode empregar itens visuais, como vídeos e imagens, que podem contribuir com uma maior atratividade e chances de compartilhamento.
Integração com outros canais
Sem dúvidas, não basta elaborar um conteúdo com grande potencial de compartilhamento e não disponibilizar meios práticos para que isso seja feito.
Outro fator trabalhado no SMO é a integração das redes com canais explorados para estratégias de marketing digital, como em blogs ou até mesmo e-mails.
O uso em blogs e sites é muito comum, especialmente com recursos que visam curtidas ou o compartilhamento das publicações, por exemplo, de um post no Facebook sobre a importância de procurar com cautela o quick massage preço sessão para empregar corporações.
Já no e-mail, é algo que pode ser solucionado com a inserção de botões que direcionam o consumidor ou cliente em potencial para o perfil da empresa ou determinada publicação, com possibilidade de posicionar na assinatura ou ao longo do conteúdo.
Sendo assim, há diversas alternativas que podem ser exploradas, por exemplo, por uma empresa de serviços veiculares na Thank You Page, que corresponde a uma página de agradecimento da landing page.
Nesse caso, após preencher o formulário com os seus dados e clicar para fazer um download de um material, como com o que é necessário para regularizar CNH vencida, a Thank You Page pode ser apresentada com uma confirmação ou orientação, juntamente com formas de acessar as redes sociais da marca.
Com essas informações se pode identificar de uma maneira mais clara o potencial que as redes sociais para um melhor relacionamento com os clientes e como consequência, a atração de mais negócios e clientes fidelizados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.