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Como usar Outbound Marketing para imobiliárias?

Como usar Outbound Marketing para imobiliárias?

Por Mauro Lacerda | Marketing Digital | 96 Views

O Outbound Marketing é uma estratégia muito importante dentro do marketing digital. Essa ação é utilizada pelos mais diversos tipos de empresas, inclusive imobiliárias.

A internet trouxe, juntamente com o Marketing Digital, muitas possibilidades para as empresas crescerem e se tornarem conhecidas de seu público-alvo.

Essas ações existem por causa das mais variadas estratégias dentro das possibilidades digitais, que estão focadas não apenas em vender, mas também em oferecer aos consumidores aquilo que precisam, da maneira correta.

Anos atrás, o Marketing não tinha a possibilidade de selecionar tão bem o público, como acontece com o Marketing Digital. 

Isso facilita para as empresas, sejam imobiliárias ou fornecedoras de lava louça compacta, na hora de identificarem como e quando abordarão seu público-alvo.

Para que os investimentos em Marketing Digital sejam certeiros e tragam os resultados esperados, sejam estes tornar a marca mais conhecida, aumentar o tráfego nos sites ou, ainda, as vendas, é necessário conhecer suas ferramentas.

O Outbound Marketing é uma das principais estratégias e é sobre ele que falaremos neste artigo. 

Aqui, você saberá o que é Outbound Marketing, a diferença entre Inbound e Outbound e as estratégias mais utilizadas, tanto por imobiliárias quanto por outros nichos de mercado. Confira.

O que é Outbound Marketing?

O Marketing Digital possui diversas estratégias e elas podem ser usadas para as mais variadas necessidades e objetivos.

Uma dessas estratégias é o Outbound Marketing, que visa uma prospecção ativa de clientes. O Marketing Digital, por meio do Outbound, permite que as empresas identifiquem com mais facilidade o perfil do seu público-alvo.

Ou seja, sabendo quem são esses consumidores, a marca cria uma abordagem de acordo com o perfil deles. Para você ter uma ideia melhor, alguns exemplos de Outbound Marketing são:

  • Telemarketing;
  • Outdoors;
  • Banners em sites;
  • Propagandas na TV e no rádio.
  • Propaganda no YouTube;
  • Links em redes sociais e sites de busca.

Nesse sentido, notamos que o Outbound está presente no dia a dia dos consumidores de diversas maneiras. 

Com as mudanças tecnológicas dos últimos anos em relação ao comportamento do consumidor, as estratégias onlines do Outbound Marketing tem crescido consideravelmente, inclusive apresentando resultados mais imediatos.

Diferenças entre Inbound e Outbound

Tanto o Outbound quanto o Inbound são parte fundamentais do Marketing Digital, no entanto, são diferentes porque fazem uso de uma abordagem distintas.

No Inbound, são criados mecanismos de atração de clientes, tanto que esse processo também é conhecido como “marketing de atração”. 

As estratégias que envolvem esta ação cria e compartilha conteúdo voltado para um público específico.

Pelo fato de os consumidores pesquisarem todas as informações que desejam sobre um produto ou serviço antes de comprá-lo, o Inbound Marketing é focado em criar conteúdo relevante para atrair o público certo.

Esses conteúdos geram um relacionamento mais próximo entre a marca e seu público-alvo, aumentando a confiança entre eles.

Fazendo uma comparação direta entre Inbound e Outbound, podemos chegar à seguinte conclusão:

Inbound:

  • Comunicação aberta;
  • Produto e serviço facilmente encontrados;
  • Relacionamento durável;
  • Engajamento.

Outbound:

  • Comunicação unilateral;
  • Anúncios para uma grande audiência;
  • Oferta direta;
  • Menos engajamento.

Mesmo com essas diferenças, o Outbound Digital também é voltado para um público-alvo específico. 

As imobiliárias podem fazer uso dele para divulgar as oportunidades e empreendimentos por meio de uma série de canais e variadas estratégias. 

Agora que você já entendeu o que é Outbound, como também a diferença entre essa estratégia e o Inbound, daremos algumas dicas que podem ser usadas por imobiliárias e outros tipos de empresas.

Estratégias mais utilizadas no Outbound Marketing

O Marketing Digital possui diversas maneiras de impactar os consumidores e dentro de cada uma existem diferentes estratégias.

No Outbound Marketing, há duas ações que funcionam muito bem, tanto para uma organização que atua com a venda de medidor de espessura de tinta quanto para uma imobiliária, são elas: os links patrocinados e e-mail marketing.

Os links patrocinados são anúncios em forma de texto simples e podem ser veiculados de formas diferentes, como nos sites de busca e também nas redes sociais.

Em grande parte das vezes, o trabalho com o Inbound e outras ações semelhantes, por atraírem o público de maneira orgânica, levam mais tempo para dar resultados. Por isso, gerenciar esse “déficit” por meio dos links patrocinados é uma boa estratégia.

Quando o consumidor pesquisa na internet informações sobre imóveis, vai encontrar nas primeiras páginas links de sites que oferecem o que ele precisa. O mesmo acontece se ele procurar por impressão a0.

De modo geral, nas primeiras colocações constarão aquelas páginas que investiram em marketing de conteúdo e aumentaram o seu posicionamento orgânico.

Entretanto, é possível conquistar essa posição por meio do Outbound, utilizando os links patrocinados.

Só que esses links dependem de uma palavra-chave e, assim como outras estratégias, possuem um valor. Para investir em links patrocinados, algumas opções de custo são: por clique, por mil impressões, por ação e por visualização.

Se uma imobiliária opta pelo custo por clique, por exemplo, ela pagará cada vez que alguém clicar em seu anúncio. 

Entretanto, caso uma empresa que oferece treinamento de NR 12 opta pelo custo por mil impressões, paga quando o anúncio atingir o número contratado de visualizações.

O custo por ação apenas é cobrado quando o usuário realiza algum tipo de atitude no site e o valor por visualização, assim como o nome sugere, paga cada vez que alguém vê o anúncio.

Para uma imobiliária, é muito útil investir nos links patrocinados, por causa do mercado concorrido em que atua. Na verdade, pelo Marketing Digital, todos os nichos de atuação se tornaram muito competitivos.

Uma pequena fabricante de mesa de plástico para festa terá também uma grande concorrência. Ganha destaque aquela que souber usar as melhores estratégias.

Além disso, usar os links patrocinados como estratégia de Outbound para as imobiliárias significa um investimento mais fácil de escalar, de acordo com o retorno obtido.

Mas os links patrocinados não são a única opção para trabalhar o Outbound Marketing como estratégia para as imobiliárias. 

Os e-mails marketing são fortes aliados dessa ação e podem atingir um grande número de pessoas.

Aliás, para as imobiliárias, o uso desse tipo de e-mail é muito comum, principalmente para a divulgação de empreendimentos novos ou imóveis disponíveis.

Uma empresa de manutenção de geradores a diesel também pode fazer uso do e-mail marketing para enviar aos seus clientes e potenciais clientes promoções de manutenção e tipos de geradores que são atendidos pelas empresas.

Além disso, é possível disponibilizar qualquer outro assunto que tenha a finalidade de divulgar os serviços oferecidos.

No caso das imobiliárias, o e-mail marketing é excelente canal de relacionamento com os potenciais clientes. 

Ao receber por e-mail uma novidade, por exemplo, um lançamento em apartamentos, o cliente em potencial pode responder o e-mail para entrar em contato para saber mais detalhes.

Os anúncios em vídeos no Youtube não são mais novidade, pois qualquer pessoa que acesse aquela plataforma pode se deparar com uma propaganda. Esses vídeos abrangem uma grande quantidade de indivíduos em um menor tempo.

Existe uma grande variedade de empresas que fazem uso do Youtube para veicular os seus investimentos em Outbound.

Os comerciais nas mídias tradicionais ainda existem e são importantes, mas tudo o que faz uso da internet acaba atingindo as pessoas mais rapidamente. Isso porque os indivíduos acessam a rede pelos aparelhos móveis, independente de onde estiverem.

Pela TV, as propagandas serão assistidas quando as pessoas estiverem em casa ou no seu horário de folga do trabalho. Mas pela internet, por meio de plataformas como o Youtube, o acesso a essas propagandas é o tempo todo e a qualquer momento.

Pelo youtube, uma imobiliária pode falar sobre um imóvel que está sendo lançado, dar alguns detalhes e ainda chamar para conhecer o local.

Analisando as estratégias de Outbound que podem ser usadas pelas empresas, percebemos o quanto o Outbound age de maneira ativa para chamar a atenção do consumidor.

Por meio dele uma organização de uniforme profissional feminino pode abordar o seu público de maneira mais direta, sem rodeios e almejando exclusivamente a venda. Além de procurar aumento nas vendas, o Outbound também visa a divulgação.

Para os clientes que estão no fundo do funil, esta estratégia ainda é mais assertiva, já que estão mais propensos a fechar negócio. 

Outro comportamento muito comum por parte das empresas que fazem uso do Outbound é a necessidade de aumentar rapidamente as vendas.

Sendo assim, podemos dizer que o Outbound é uma maneira de conquistar resultados mais rapidamente, tanto por empresas fornecedoras de pele de vidro incolor quanto por imobiliárias.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.