Marketing Digital Marketing de conteúdo: o que é e como fazer?
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Marketing de conteúdo: o que é e como fazer?
Por Paloma Susan Lacerda | Marketing Digital | 1588 Views
Oferecer informações de qualidade com clareza para o cliente, sem cobrar a mais por isso. Fazer isso é criar marketing de conteúdo, algo que qualquer empresa pode fazer. Quando é feito do jeito certo, ele não apenas ajuda o consumidor a entender um assunto de seu interesse, como permite que ele confie mais na marca que lhe ensinou algo novo.
Adotar essa estratégia deixa as plataformas do seu negócio mais interessantes: elas deixam de ser um lugar só para divulgação e vendas e se tornam um espaço de geração de conhecimento e captação de novos clientes pelo aprendizado.
Veja a seguir nossas dicas para você usar o marketing de conteúdo para fortalecer a sua marca e presença online.
- Descubra o que o seu público quer saber
Que dúvidas um possível cliente pode ter ao conhecer seu produto? Pense nas perguntas que as pessoas fariam antes de fazer uma compra com você. Então, analise como você pode respondê-las.
Exemplo: se você produz sabonetes artesanais, seus clientes provavelmente vão querer saber qual é o efeito de cada um deles na pele. Pode ser interessante fazer posts em sua Página do Facebook sobre os diferentes ingredientes dos sabonetes e como cada tipo de pele reage a eles.
- Forneça dados – e seja a solução
Usar números e estatísticas (de órgãos e fontes confiáveis, é claro) mostra que você se mantém em dia com as novidades da sua área e entende do que está falando. Conhecer e informar dados dá mais credibilidade para sua marca. Use-os para dizer como seu negócio faz diferença no cenário que você retratou.
Exemplo: se você trabalha como personal trainer, um dado da Organização Mundial Saúde dizendo que 1 em cada 4 adultos é sedentário pode ser uma boa maneira de falar da importância de praticar atividade física.
- Pesquise antes de criar
Apure bem as informações com pesquisas online ou até conversando com especialistas no assunto que você quer abordar.
Exemplo: se você vende marmitas saudáveis e quer produzir conteúdos que falem sobre dietas balanceadas, pode ser uma boa ideia falar com um nutricionista para complementar o que você pretende publicar na sua Página.
- Foque na vida útil do assunto
Quais são os assuntos que nunca saem de moda na sua área? Eles são uma boa oportunidade para atrair as pessoas para as suas plataformas de forma recorrente.
Exemplo: se você tem um escritório de contabilidade, pode criar um post detalhado falando sobre como fazer a declaração do Imposto de Renda para Pessoa Física. O assunto sempre chama atenção na mesma época todos os anos, e você pode se beneficiar disso para se mostrar como uma boa referência.
- Explore diferentes formatos
Você não precisa apenas fazer textos. É possível explorar jeitos diferentes de levar conteúdo ao seu público: faça Lives de perguntas e respostas, tire dúvidas com a etiqueta de pergunta do Stories, publique vídeos e fotos que se relacionem com assuntos que você entende. Assim você também descobre qual é o formato que mais envolve as pessoas.
Exemplo: que tal fazer como a Cristiane e o Petter, da Agência #TudoNosso e usar o Stories para dar notícias e cobrir eventos que levam informações úteis para o seu público? Depois você ainda pode deixar esse conteúdo nos Destaques.
- Use palavras-chave
Quando possíveis clientes procuram na internet por um produto ou serviço como o seu, quais são as principais palavras relacionadas a ele? Eles vão ao Instagram e procuram por hashtags que estejam ligadas ao que você faz? Pense nesses tópicos como o ponto de partida para o que pode virar conteúdo nas suas plataformas.
Exemplo: se você trabalha como ortopedista, pense em criar posts que falem sobre dores localizadas e o que elas podem significar. Isso possibilita que mais gente ache seu trabalho online e nas nossas plataformas ao fazer buscas como “dor no pescoço”, “dor na coluna” ou “ortopedista”.
- Mantenha a consistência
Marketing de conteúdo é um investimento de longo prazo porque você precisa ganhar a confiança do seu público. Dedique tempo e seja paciente, sempre focando em transformar suas plataformas em um portfólio de conhecimento. Monte uma programação e publique conteúdos com regularidade. Aos poucos, as pessoas começarão a entender que sua Página no Instagram e seu Perfil no Facebook são um espaço para encontrar informações interessantes.
Exemplo: se você trabalha como tatuador, uma boa ideia pode ser criar uma série no seu Instagram como “a tatuagem da semana”, contando a história por trás dela e postando no Stories os bastidores da criação do desenho.
O post original desta publicação está aqui. O Facebook Para Empresas quer orientar e empoderar micro, pequenos e médios empreendedores no Brasil. Você pode conhecer mais acessando facebook.com/business ou a Página Facebook Para Empresas.
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Um grande abraço e até a próxima!