Marketing de Conteúdo O que é Guest Post e como pode ajudar a alavancar seu site?
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O que é Guest Post e como pode ajudar a alavancar seu site?
Por Mauro Lacerda | Marketing de Conteúdo | 1440 Views
O guest post é mais uma das possibilidades que a internet trouxe para sites e blogs de empresas e profissionais.
Produzir conteúdo de qualidade é importante para sites e blogs. Mas, além de serem inteligentes e relevantes, esses conteúdos precisam estar sempre atualizados e manter a excelência para garantir o fluxo de visitas.
Para garantir a qualidade das postagens, existem diversas táticas que são adotadas, sendo uma delas o guest post. Esses conteúdos são escritos por outras pessoas que tenham um blog ou site do mesmo segmento que o seu.
Quando isso acontece, torna-se uma parceria de sucesso para os dois sites envolvidos. É uma maneira de estar sempre atualizando os conteúdos, de maneira a atrair a atenção dos leitores.
A internet e o marketing digital são indispensáveis para que uma marca ganhe visibilidade, reconhecimento e cresça no mercado. Como consequência disso, há um aumento nas vendas, o que traz lucros.
Para fazer uso dessas estratégias, é importante conhecê-las. E, dentro do marketing digital, vamos falar sobre o que é guest post, bem como as estratégias de produção em SEO para esses posts e os benefícios que essa parceria traz para os envolvidos. Confira.
O que é guest post?
Vamos imaginar que uma empresa fabricante de ferramentas industriais tenha um blog ou site que publique conteúdos sobre as ferramentas que produz. Se essa empresa deseja publicar um post sobre grampeador pneumático, pode solicitar a uma empresa do mesmo nicho, como uma parceria, para escrever esse conteúdo.
Isso é guest post. É quando o proprietário de um blog ou site convida outra pessoa que tenha um blog ou site para escrever um artigo.
Algumas marcas acreditam que somente elas podem escrever os conteúdos que serão publicados em seu site ou blog.
Essa mentalidade vem mudando ao longo do tempo, pois a estratégia do guest post é uma excelente alternativa para que a publicação seja frequente e tenha qualidade.
Ter um conteúdo inteligente, bem elaborado e escrito é essencial para manter e até aumentar o acesso ao site ou blog. Juntamente com o target, a página alcança mais credibilidade.
Isso, porque são trazidos especialistas diferentes, o que aumenta a aceitação do site ou blog.
Como iniciar uma parceria guest post?
Um das dúvidas mais comuns de proprietários de sites e blogs que desejam iniciar uma parceria guest post está em como fazer isso.
Em primeiro lugar, é importante determinar o objetivo do guest post. Uma fornecedora de compressor de ar schulz, por exemplo, pode fazer uso dessa estratégia, mas antes precisa definir alguns pontos.
Saber o objetivo que deseja alcançar é fundamental para escolher os parceiros certos. De modo geral, pode-se dizer que existem alguns objetivos muito comuns, como estabelecer autoridade sobre determinado assunto.
Além disso, aumentar a visibilidade do site e seu tráfego é outro objetivo também bastante comum. Além da possibilidade de atrair links externos.
É importante saber como encontrar os parceiros ideais para o guest post. Uma empresa que trabalhe com cartão de visita manicure precisa estar em contato com outras empresas do mesmo nicho para um guest post bem elaborado.
Os sites ou blogs escolhidos para a parceria também precisam ter um bom tráfego. E para aqueles que desejam utilizar essa tática com páginas da web e blogs grandes, com milhares de acesso, é bom acompanhar especialistas nas redes sociais e realizar pesquisas online.
Depois disso, é só enviar a proposta. Mas para fazer isso, é importante seguir algumas dicas, como:
- Conhecer bem o conteúdo do blog;
- Quem são os convidados que também postam;
- Avaliar a performance dos guests posts;
- Saber a melhor hora de enviar a proposta.
Com relação à última dica, alguns momentos ideais para fazer o convite são quando um site ou blog menciona o seu; quando seus produtos e serviços são indicados; quando há anúncios à procura de guests posts e quando o blog publica outro guest post.
Saber se o site ou blog em questão também está interessado é recomendável, além de enviar um e-mail personalizado para conquistar o seu novo parceiro.
Agora que você já sabe o que é um guest post e como se aproximar de seus futuros colaboradores, confira algumas dicas de produção de conteúdo.
Estratégias de produção de guest post
Saber produzir um bom conteúdo é fundamental para uma parceria de sucesso em guest post.
Mas para que isso seja possível, o primeiro ponto é investir tempo nisso. Analise o tamanho dos posts do blog. Se ele contiver, por exemplo, 500 palavras, mantenha esse padrão.
Se um dono de um site ou blog que fale sobre ferramentas elétricas for convidado para escrever um post sobre solda exotérmica, ele precisa focar no conteúdo.
Esses conteúdos não são criados para fazer propaganda, mas sim para levar relevância e informação ao leitor.
A formatação do texto também precisa ser a mesma do restante do blog ou site. Inclua links internos e externos para que o dono do blog saiba que você conhece seus conteúdos.
Ao mencionar produtos de outras marcas, não se esqueça de incluir os links para os sites.
O CTA para deixar comentários também é importante para estimular os leitores a comentarem o que foi publicado. Esse compartilhamento é importante e deixa o leitor mais interessado no conteúdo.
O uso de estratégias SEO também é muito importante para que as postagens tenham um bom alcance. Trata-se de um conjunto de técnicas que otimiza sites e blogs. Essa otimização alcança um bom ranking de maneira orgânica, gerando um tráfego maior.
Algumas das principais estratégias em SEO são:
- Qualidade do conteúdo;
- Tamanho do conteúdo;
- Título interno;
- SEO title.
Os sites de busca identificam aqueles conteúdos de baixa qualidade para trazer um resultado melhor para o público. Conteúdos irrelevantes, mal elaborados ou que não apresentam domínio do assunto não aparecem nas primeiras páginas.
Portanto, na hora de criar o seu conteúdo para guest post, é importante demonstrar domínio sobre o assunto, sem transformar o post em um texto enorme ou muito curto.
Conforme já falamos, o tamanho do texto vai depender da média de tamanho dos outros textos do site ou blog. Os textos que geralmente figuram entre as primeiras colocações têm em torno de 2.500 palavras.
Isso não significa que você deva escrever um texto com essa quantidade de palavras, se a média do blog for de 500 palavras.
O título interno deve chamar a atenção do leitor logo de cara. É importante fazer uso da palavra-chave nele, apresentar por que o conteúdo é interessante e seus benefícios, trazer uma promessa (que precisa ser cumprida no texto) e despertar a curiosidade do leitor.
O SEO title é aquele que vai aparecer no resultado de busca. Por exemplo, uma publicação que fale sobre alinhamento veicular 3D, pode colocar como título “Alinhamento 3D: tudo o que você precisa saber”.
Para ter acesso a todos os benefícios do guest post, é fundamental seguir essas estratégias.
Benefícios do guest post
Não é difícil falar sobre os benefícios do guest post. Um dos principais é a grande divulgação dos conteúdos. Toda vez que uma pessoa escreve para outros blogs e sites, consegue atingir novos leitores.
A cada nova publicação, um novo público-alvo surge, interessado nos seus produtos e serviços. Ao escrever sobre pressostato para compressor para uma marca, o autor receberá visitas dos clientes e clientes em potencial daquela empresa.
Há uma troca em que o site que recebe a postagem mantém a qualidade de duas publicações e mantém o fluxo, enquanto quem publicou passa a receber mais visitas.
Para quem escreve, existe uma maior possibilidade de indicações em sites bem posicionados nos rankings. Ademais, há o surgimento de links que levam o público para seu website ou blog.
Esses links, quando acessados, melhoram o posicionamento do seu site ou blog nos motores de busca. Quanto mais acessos, mais chances ele terá de ser reconhecido pelo público.
Não há restrições de uso de guests posts, pois eles podem ser aplicados em sites e blogs de diversas empresas, como fabricantes de mola prato.
Para criar um guest post de qualidade é preciso utilizar-se das táticas corretas e estabelecer o máximo de parcerias. Trata-se de uma modalidade de produção de conteúdo que traz vantagens para os dois lados.
Essa é uma maneira inteligente de não deixar os conteúdos perderem qualidade e também de estar sempre atualizando o site, como uma troca mútua de público-alvo entre os sites.
O guest post alavanca as visitas aos sites, divulga marcas, produtos e serviços e faz com que diferentes pessoas estejam em contato com a sua marca.
Não importa o seu nicho, desde clínicas de estética que oferecem luz pulsada rosto até segmentos industriais, todos fazem uma boa escolha com essa parceria e obtêm ótimos resultados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.