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O que é Link Building e como pode alavancar seu site

O que é Link Building e como pode alavancar seu site

Por Mauro Lacerda | SEO – Otimização | 482 Views

O link building é mais uma das estratégias do marketing digital, mais precisamente do SEO.

A tecnologia e a internet têm ditado as regras e o modo com as empresas estão em contato com seu público-consumidor. 

Saber fazer uso do marketing digital se tornou uma necessidade, principalmente quando há a necessidade de aumentar o tráfego de um site.

Para que um site seja facilmente encontrado e receba visitas, melhorando sua visualização, é necessário que ele faça uso de alguns recursos e um deles é link building. É natural que muitas pessoas não entendam ou nem mesmo se lembrem dessa estratégia.

Por estar dentro das estratégias em SEO, é necessário que ele seja trabalhado com muito esforço e dedicação. Toda essa necessidade é bem mais concentrada dentro dos link buildings e ao longo do texto você entenderá as razões.

Se o seu foco é aumentar o tráfego no seu site, melhorar o posicionamento dele nos motores de busca e conhecer uma estratégia inteligente para conseguir isso, este artigo é para você.

Aqui, nós vamos falar um pouco sobre o que é link building, suas vantagens e as estratégias para aplicá-lo. 

O que é link building

Link building é considerado um dos trabalhos mais árduos dentro das estratégias em SEO. No entanto, esta estratégia é utilizada para adquirir links de outros sites.

Os links são muito importantes para os motores de busca, desde o seu surgimento. Isso porque é por meio deles que milhares de páginas são encontradas e adicionadas aos índices dos buscadores.

Os buscadores tratam os links como uma maneira de medir a popularidade de um site. Isso é um resumo da importância dos link buildings. 

Quando um site não possui links, ele se posiciona muito mal nos motores de busca, recebendo pouco ou nenhum tráfego.

Ainda é importante lembrar que os links não são iguais, porque possuem valores diferentes. 

Essa é uma das maneiras de um buscador avaliar se um site traz valores positivos ou negativos.

Por exemplo, uma empresa de locação de gerador de energia que tenha bons perfis de links, com qualidade, está melhor posicionada nos resultado de busca do que outras.

Além da qualidade, é importante que um site tenha uma boa quantidade de link building. Isso envolve a diversidade de domínios que linkam para um site e também a diversidade de tipo.

Cada domínio tem uma força diferenciada para os motores de busca e quanto mais força esse domínio tiver, melhor. 

Quanto ao tipo, isso quer dizer a variedade de tipos de sites, quanto mais variar o tipo, melhor.

Por exemplo, o site de uma empresa de limpeza de colchão a seco pode ter links de sites de outras empresas do mesmo setor, blogs, sites de notícias entre outros. 

Ao contrário, se ela tiver apenas um tipo de site em seus links, piora a qualidade de perfil.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o que é link building e algumas de suas características, vamos falar um pouco sobre as vantagens que ele oferece.

Vantagens do link building

O uso do SEO por si só traz muitas vantagens para um site. Esse conjunto de estratégias tem como missão impulsionar um site de diversas maneiras.

O link building é uma das estratégias mais fortes porque as vantagens trazidas por ele se destacam. Algumas delas são:

  • Possibilidades de parcerias;
  • Aumento do tráfego;
  • Mais referência para o site;
  • Mais influência da marca.

Para ter um ideia melhor, é fácil relacionar o tamanho de uma marca com a quantidade de link buildings em sua página e a qualidade incomparável desses links.    

Só que para que um site tenha acesso a todas as vantagens trazidas por essa estratégia, é necessário se atentar a alguns fatores.

O primeiro dele é identificar o peso da origem do link. Por exemplo, uma empresa de LED para piscina de fibra, antes de usar esse recurso, precisa verificar se a página do link tem um peso relevante.

Outra característica importante a ser avaliada é o nicho ou o contexto do site do link. Como falamos anteriormente, quanto mais variar os tipos de sites dos links, melhor.

A forma da linkagem também precisa ser observada. Isso afeta o peso do link e avaliar se ele foi feito no início ou final da página, o tipo de texto, entre outros, é fundamental.

Sabendo um pouco mais sobre o que é e as vantagens do link building, é preciso conhecer algumas estratégias para implantá-lo do jeito certo.

Estratégias de link building para o seu site

Até aqui você entendeu que o link building é uma maneira não só de melhorar o rankeamento do seu site como também enriquece o seu conteúdo. Mas, é fundamental saber usar as estratégias certas para obter esses resultados.

Um site de uma empresa de blocos de concreto para piso, por exemplo, pode optar pelos guests posts.

Essa estratégia consiste em convidar uma empresa que trabalhe com o mesmo produto ou serviço para publicar em seu site.

O contrário também pode acontecer, você escrever um conteúdo para aquele site. Essa estratégia melhora a divulgação do seu site e também do site parceiro.

Outra tática muito utilizada são os backlinks nas redes sociais. Sua função é promover uma marca ou apresentá-la como especialista em determinado assunto.

Uma escola de curso de pilates em SP pode aproveitar páginas dedicadas ao seu nicho nas redes sociais para melhorar o posicionamento tanto de sua marca quanto de seu site.

O envio de notícias, press releases, pesquisas e outros tipos de conteúdos em plataformas dedicadas também é uma excelente estratégia de link building. Algumas dessas plataformas podem ser:

  • Marketplaces;
  • Sites de promoção;
  • Plataformas de blogs;
  • Portais de notícias.

Para empresas que trabalham com um produto ou serviço específico, como no caso de treinamento de NR 12, essa estratégia é muito recomendada.  

Depoimentos, resenhas e até entrevistas com pessoas conhecidas também é um excelente oportunidade de obter retorno com o link building. É um apoio de especialistas do seu mercado que oferece análises de qualidade.

No entanto, é preciso cuidado na hora de fazer isso. Conte apenas com informações reais e de pessoas de confiança, somente assim as necessidades reais de seu público-alvo e leitores serão realmente atendidas.

Nós sabemos que algumas das estratégias anteriores podem ser um pouco inacessíveis, principalmente se a sua marca for nova no mercado.

Nesse caso, alguns especialistas recomendam uma estratégia mais simples e prática, mas que oferece um excelente retorno. Trata-se de replicar backlinks de seus concorrentes.

Essa estratégia ajuda você a se inspirar e também a criar o mesmo estilo de link building dos seus concorrentes. Além disso, fica mais fácil entender onde os concorrentes colocam os links deles.

Fazer comentários em blogs e fóruns também é uma alternativa perspicaz. Para fazer isso, é fundamental encontrar blogs e fóruns que apresentem conteúdo relevante. 

Por exemplo, uma nova loja virtual de lava louça de bancada pode publicar seus links em sites mais conhecidos.

Só é necessário cuidado para não transformá-los em spam. Além disso, é recomendado utilizar apenas links úteis e que estejam relacionados ao tema.

Os sites de buscas agradecem quando as páginas colaboram com a internet. Uma maneira de fazer isso é encontrando links quebrados e denunciá-los aos administradores.

Ao fazer isso, você pode substituí-los por links do seu site para aquele conteúdo. Procure principalmente por links quebrados de concorrentes, pois isso fará muita diferença para o seu negócio.

Uma coisa que acontece muito são outros sites que mencionam uma marca, mas não deixam links. Por exemplo, uma fabricante de rebolo de lixa é mencionada em um site, mas não há link direcionando para ele.  

Neste caso, ela pode entrar em contato com os administradores do site e solicitar que eles incluam os links nas menções. Ao dispor os links em cada menção, seu site pode ser facilmente encontrado por seu público.

Dentro do marketing digital, a internet oferece diferentes recursos. Todos eles são voltados para as mais variadas necessidades de uma marca, seja esta aumentar as vendas, ganhar notoriedade, aumentar as vendas dentre outros.

Quando se trata do tráfego e rankeamento de um site, as estratégias em SEO são insubstituíveis, principalmente no que diz respeito ao link building.

É por meio deles que um site tem chance de estar presente em diversas outras páginas, e se essas páginas possuem um alto tráfego, se tornam o melhor caminho para alcançar o tipo dos resultados de busca.

O link building pode ser um pouco trabalhoso, mas usando algumas estratégias e sabendo trabalhá-lo, o nível de seus resultados é inigualável.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.