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Podcast é um bom formato para Marketing de Conteúdo?

Podcast é um bom formato para Marketing de Conteúdo?

Por Mauro Lacerda | Marketing de Conteúdo | 291 Views

O Marketing de Conteúdo é uma das maiores estratégias de marketing digital para empreendimentos, que podem oferecer diferentes formatos de conteúdos para o seu público.

Se você é empresário, certamente já entendeu a importância de ter o seu site e investir em uma boa plataforma. 

Com o avanço da tecnologia e com as diversas ferramentas encontradas hoje para ganhar mais visibilidade na internet, também se tornou fundamental marcar presença nas redes sociais.

Afinal, para ter maior contato com o seu público, é necessário estar onde ele estiver. Mas, é válido ressaltar que, nesse cenário, ainda entrou o Marketing de Conteúdo.

Por meio de bons materiais disponibilizados para o seu público em diferentes plataformas, é possível alcançar cada vez mais pessoas interessadas no seu segmento.

Isso quer dizer que uma empresa especializada na instalação de tela de proteção contra insetos pode utilizar estratégias do marketing de conteúdo para conquistar potenciais clientes.

Se anteriormente um estabelecimento só investia em anúncios para divulgar o seu trabalho, hoje ele conta com uma série de ferramentas práticas para ser reconhecida pelo seu público.

Com diferentes estratégias, que vão desde a disponibilização de e-books até os podcasts, é possível apostar no Marketing de Conteúdo para promover o seu negócio de modo simples e eficiente.

Por isso, se você quer entender mais sobre a importância do Marketing de Conteúdo e saber como utilizar os podcasts na sua estratégia, siga na leitura deste artigo.

O que é o Marketing de Conteúdo?

Buscar informações na internet se tornou uma atividade cada vez mais comum. Se antes as pessoas só tinham recursos físicos, como livros, revistas e manuais, hoje é possível puxar o smartphone do bolso e pesquisar sobre qualquer assunto.

Para entender mais sobre como funciona um sistema de irrigação automático ou para encontrar uma receita prática para o jantar do final de semana, basta utilizar o navegador de um dispositivo e encontrar essas informações.

Com essa necessidade presente na vida de várias pessoas, as empresas encontraram um modo de atender à demanda e aproveitar para colher benefícios com isso.

Sendo assim, surge o Marketing de Conteúdo, que tem por objetivo levar maiores conhecimentos para as pessoas e encontrar nessa atividade um modo de alcançar novos clientes para um negócio.

Justamente por ter essas características, a qualidade do material deve surpreender, conquistando a atenção dos leitores ao informar conteúdos de grande qualidade.

Isso porque quando uma cliente quer saber como funciona o processo de rejuvenescimento do rosto oferecido por uma clínica de estética, ela quer entender as etapas.

Ou seja, quais são os preparos anteriores, como é feito o procedimento e quais os cuidados depois da aplicação.

Ao ver a transparência e a dedicação do espaço em promover as informações de modo simples e claro, certamente a cliente vai buscar os serviços oferecidos pela clínica, gerando aumento nos resultados do estabelecimento.

O Marketing de Conteúdo pode ser feito utilizando vários tipos de estratégias, capazes de oferecer uma grande melhora na quantidade de clientes de uma empresa.

As estratégias do Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo pode ser utilizado por empresas dos mais diversos segmentos, como um modo de atrair e captar novos contatos para o seu negócio.

Ao utilizar estratégias diferenciadas, é possível conquistar a atenção dos clientes potenciais do seu estabelecimento e fazer com que eles queiram acompanhar mais de perto a sua marca.

Assim, se o proprietário de uma fábrica está buscando por um serviço como o de eletricista de manutenção industrial, ele certamente vai utilizar a internet para encontrar um bom profissional.

Durante essa pesquisa, ele vai se deparar com um bom conteúdo oferecido por uma empresa do segmento, e ao entrar no site, ele visualizará outros materiais que possam interessá-lo. 

O Marketing de Conteúdo torna possível apostar em estratégias como:

  • Envio de e-mail marketing;
  • Elaboração de artigos;
  • Realização de webinars;
  • Gravação de podcasts.

O e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das principais estratégias do marketing de conteúdo.

Muitas empresas hoje desenvolvem e-books e textos de bastante qualidade, e disponibilizam o conteúdo para o público em troca do endereço de e-mail, criando uma lista de leads.

Com esses contatos em mãos, é preciso planejar uma estratégia eficiente, que faça com que o seu público receba materiais que possam agregar maiores conhecimentos para eles.

O e-mail marketing possibilita isso, ao enviar um texto com boas informações ou mesmo um link, que pode levar o cliente até o blog da empresa para conhecer os seus artigos.

O artigo

Os artigos informativos são materiais bastante valiosos para o blog ou site de um negócio.

Eles podem trazer pontos interessantes sobre um assunto como a montagem de divisórias, o processo para obtenção de passaporte ou um tutorial de maquiagem, por exemplo.

Para produzir bons conteúdos, é necessário entender mais sobre qual é o público-alvo do seu negócio, ou seja, as suas características e necessidades.

Com isso, o material pode ser muito mais assertivo e render um bom número de visitantes para a sua página.

Além disso, você pode compartilhar o link de um determinado conteúdo nas suas redes sociais, fazendo com que os seguidores da sua página conheçam o seu site e aproveitem outros artigos presentes na plataforma.

O webinar

Os webinars são uma boa alternativa para fornecer conteúdos de qualidade para o seu público.

Uma revenda de produtos para impressão, por exemplo, pode contar com esse tipo de estratégia para divulgar os seus produtos e instruir os seus clientes de modo prático e acessível.

Por meio de uma palestra online, é possível explicar mais sobre como um cliente pode fazer impressão em papel adesivo, sobre as manutenções que devem ser feitas no equipamento ou sobre outros conteúdos relacionados.

Em um webinar, é possível que o público interaja enviando mensagens com dúvidas ou fazendo comentários durante a exibição da apresentação, o que torna o formato bastante dinâmico.

O podcast

O podcast ganhou grande relevância dentro do Marketing de Conteúdo por permitir que as pessoas possam ouvir um material que fale sobre instalação de DPS de modo interessante.

Se antes era necessário compartilhar textos que levassem conteúdos de qualidade para o seu público, permitindo que eles pudessem ler o material em qualquer local, o podcast trouxe ainda mais praticidade para o cenário.

Isso porque ele é um formato versátil, que possibilita transmitir conteúdos variados e fidelizar os ouvintes com estratégias interessantes, tal como a de criar uma série de materiais complementares sobre um assunto.

Afinal, tornar um conteúdo acessível por áudio facilita bastante a rotina dos seus clientes, permitindo que eles possam aproveitar situações do dia a dia para obterem informações relevantes.

O podcast é um bom formato para o Marketing de Conteúdo?

Os materiais disponíveis em áudio tornaram muito mais fácil o consumo de conteúdos sobre os mais variados assuntos, podendo abordar técnicas de pintura comercial ou dicas de eventos culturais em podcasts.

Eles também tornam possível enriquecer um conteúdo já publicado na sua página anteriormente, atualizando sobre novidades referentes ao assunto.

Um podcast pode ser feito com diferentes estratégias, tais como no formato de entrevista com uma autoridade no assunto, debates, ou mesmo uma narração individual.

O importante é que ele leve conteúdos bem elaborados, abordados de modo didático e com uma linguagem fluida, já que os ouvintes geralmente aproveitam ocasiões como o trajeto ao trabalho ou alguma outra atividade manual para consumir diferentes tipos de podcasts.

A gravação de áudios ainda possui uma grande vantagem, principalmente em relação aos conteúdos disponibilizados por vídeo.

Além de serem materiais de carregamento rápido, o que é um benefício atrativo para quem utiliza pacotes de dados para navegar na internet, um podcast não exige um cenário especial de fundo para deixar o material esteticamente melhor.

Tendo disponível um bom gravador de voz, e tomando um cuidado especial para que o local não tenha outros ruídos de fundo, a qualidade do seu podcast pode surpreender, facilitando o consumo do conteúdo pelo seu público.

Depois da gravação, o áudio ainda pode passar por uma edição, que vai ressaltar a voz do locutor e deixar a qualidade do podcast ainda melhor.

Por isso, a questão sobre o podcast ser um bom formato para o Marketing de Conteúdo do seu negócio pode ser respondida muito facilmente, pois ele é essencial para que a sua plataforma utilize as melhores ferramentas de interação com o seu público.

Com isso, não apenas os ouvintes são beneficiados com o material, mas a empresa pode apostar em diferentes meios de promover mais conhecimentos para os seus leitores.

Desse modo, o podcast é uma estratégia importante, sendo indispensável para que um estabelecimento possa ter maior reconhecimento da sua marca e ser conhecida como uma autoridade no seu segmento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.