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Saiba como aplicar estratégias de Inbound Marketing para seu negócio

Saiba como aplicar estratégias de Inbound Marketing para seu negócio

Por Mauro Lacerda | Marketing de Conteúdo | 54 Views

A comunicação com os clientes passou por profundas transformações. A publicidade tradicional está cada vez mais difusa e, atualmente, há uma crescente demanda por conteúdos personalizados. 

É neste cenário que surge o Inbound Marketing, uma estratégia de divulgação que prioriza a experiência e os desejos do público, para uma comunicação mais humana, efetiva e objetiva.

Mas, afinal, o que é o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing consiste em um conjunto de ações, medidas e estratégias de marketing que tem como principal objetivo atrair clientes, por meio de conteúdos de qualidade. 

Dessa forma, o público é conquistado por meio de ferramentas como as mídias sociais (Facebook, Twitter, Instagram, etc), links patrocinados, e-mail marketing, blogs, e-books, podcasts, entre outros recursos.

Quer dizer que no Inbound Marketing o cliente chega até o produto e/ou serviço por meio do conteúdo veiculado, despertando o interesse para que o público venha até a empresa. Por esse motivo, a estratégia é conhecida como “marketing de atração”.

O conceito de Inbound Marketing ganhou popularidade em 2009, com o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google”, autoria de Brian Hallingan e Dharmesh Shah. A partir daí e com o avanço das redes sociais, a estratégia tornou-se preferência por muitas empresas.

A técnica do Inbound Marketing diferencia-se da publicidade tradicional, também conhecida como Outbound Marketing. Nesta última estratégia, a divulgação visa o oferecimento de produtos e/ou serviços, mas sem conteúdo atrativo. A ideia é, portanto, a empresa ir atrás do cliente ativamente. 

O Outbound Marketing teve um amplo crescimento com o surgimento do rádio e da televisão. No entanto, com o advento das redes sociais e a expansão da internet, o Outbound Marketing divide o mercado com o Inbound Marketing, já que o público atual não deseja somente ser bombardeado com publicidade, mas sim, obter algo de relevante - quer dizer, informação. 

Com isso, os clientes podem ser atraídos de forma mais natural, com maior engajamento pelo conteúdo e, como consequência, encanto e fidelização pela marca.

Como usar o Inbound Marketing para o seu negócio

Independentemente do segmento de atuação, as técnicas do Inbound Marketing valem para todos os ramos de mercado. 

Desse modo, todas as empresas podem ser beneficiadas, desde uma pequena empresa que trabalha com a higienização de carros, até empreendimentos multinacionais. O segredo é saber como aplicar os métodos e estudar bastante os conceitos.

Em primeiro lugar, o Inbound Marketing exige que você conheça o seu público. Assim, é possível produzir um conteúdo personalizado, de acordo com os interesses dos clientes. 

Afinal, toda a construção está baseada na atração de interesse, portanto, é indispensável elaborar um perfil médio do público (faixa etária, gênero, hobbies, escolarização, etc).

Conhecer o seu público é fundamental para a produção de um conteúdo de qualidade. Por exemplo, uma empresa especializada em remediação de solos contaminados deve voltar interesses para os seus principais clientes, as indústrias, focando em ações que dizem respeito à saúde humana e preservação ambiental. 

Assim, é importante saber se o perfil médio dos clientes compreende uma linguagem mais científica ou é necessário adaptar o texto, para maior compreensão de todos.

De modo geral, as técnicas do Inbound Marketing são baseadas em quatro aspectos:

  1. A atração de novos prospects;
  2. A conversão de leads;
  3. O relacionamento com os leads;
  4. O encantamento dos clientes.

Para o planejamento de todas essas etapas, recomenda-se estudar o público, bem como conhecer as especificações do produto e/ou serviço ofertado.

A atração de novos prospects

O prospect é o estágio antes do cliente, isto é, um internauta que demonstra interesse em um determinado assunto e, assim, entra em contato com a sua empresa para pesquisar produtos e/ou serviços. 

O termo é próprio do Marketing Digital, pois refere-se às pessoas que não consumiram a mercadoria e/ou atividade, mas estão curiosas sobre o conteúdo que você criou, seja por mero interesse ou para sanar algum problema.

Isso quer dizer que um casal de noivos pode se interessar em temas relacionados a iluminação para casamento e, consequentemente, procurar conteúdos sobre decoração. Se você oferecer essas informações, há maior chance do casal (prospect) demonstrar interesse no conteúdo e, assim, entrar em contato com a empresa.

A atração de prospects é a fase em que se chama a atenção de novos clientes em potencial!

Para isso, é possível utilizar muitos métodos, especialmente, as técnicas de SEO. O Search Engine Optimization, ou SEO, é a otimização de conteúdo para mecanismos de busca, tipo o Google.

Dessa forma, a divulgação do seu negócio pode aparecer com mais facilidade para as pessoas. A técnica utiliza palavras-chave específicas, que ajudam a melhorar a visibilidade no mundo digital.

Assim, voltando ao exemplo do casal que busca por decorações, se a empresa utilizar uma palavra-chave do tipo mangueira de led, em um conteúdo voltado para iluminação de casamentos, a chance de atrair prospects é mais alta.

Conversão de leads

Depois que o prospect demonstrou interesse no seu negócio, está na hora de transformá-lo em um lead, ou seja, uma pessoa que está próxima de se tornar um potencial cliente. 

Normalmente, a conversão de leads ocorre quando o indivíduo já buscou por conteúdos nas mídias da empresa e entra em contato de alguma forma - seja por meio de preenchimento de dados em formulário, assinatura de newsletter ou mensagem pelas redes sociais.

Nesta fase, não basta ser atrativo, é preciso seduzir o público. Para isso, o Inbound Marketing pode valer-se de promoções, conteúdos exclusivos, e-books, etc. É importante investir em interações personalizadas, para aumentar o engajamento dos leads.

Relacionamento com os leads

Depois de conquistar o novo lead, é essencial criar um bom relacionamento com ele. Portanto, o tratamento deve ser o mais personalizado possível. Entenda quais são as necessidades do seu lead para fazer a abordagem correta, com resultados de compra.

Assim, se um lead busca por uma porta de enrolar automática, você pode oferecer uma promoção exclusiva, ou até mesmo uma garantia estendida no produto. Para escolher a melhor alternativa, procure perguntar ao lead quais são as reais necessidades e os objetivos da compra.

O encantamento dos clientes

Finda a negociação, o lead torna-se cliente. Porém, o relacionamento não para por aí.

É preciso fidelizar os clientes. Para isso, é preciso encantar o consumidor e fazê-lo admirar sua marca, isto é, ser orgulhoso em fazer parte da empresa. A técnica é transmitir a sensação da importância dos clientes, tornando-os especiais.

Com a fidelização, os clientes também tornam-se divulgadores da empresa, por meio de curtidas e compartilhamento de informações. Suponha que uma empresa especializada em limpeza de caixa d água anvisa fez um bom serviço e, assim, conquistou um cliente. 

O empreendimento pode oferecer novos descontos, manutenção gratuita, entre outros trabalhos de fidelização. Assim, o cliente irá falar bem da empresa para sua rede de contatos, possibilitando a atração de novos prospects - e, desse modo, inicia-se um novo ciclo do Inbound Marketing.

Devo abandonar o marketing tradicional?

As técnicas do Inbound Marketing são extremamente eficientes, mas isso não significa que você deva abandonar completamente o marketing tradicional (Outbound Marketing). 

Muitas empresas tiveram resultados altamente positivos ao combinar as duas estratégias e se fazendo presente tanto nas mídias tradicionais quanto nas digitais.

Por exemplo, uma empresa que faz locação de caçamba pode investir no Inbound Marketing, mas também, em comunicação visual, como plotagem dos caminhões, personalização das caixas estacionárias e divulgação em jornais. Isso tudo contribui para aumentar a atração de prospects.

Ademais, alguns empreendimentos costumam chamar atenção de novos clientes também pelas mídias tradicionais. É o caso de empresas que trabalham com o aluguel gerador de energia, que além de investir no Inbound Marketing, também realiza ações junto às mídias tradicionais. Ou seja, o público também influencia na melhor forma de divulgação.

No entanto, se você tem uma pequena empresa ou acabou de abrir um negócio, a alternativa mais vantajosa, economicamente falando, pode ser somente o Inbound Marketing. 

O custo das estratégias em Marketing Digital são bem menores, se comparados com a publicidade tradicional e, com isso, o ROI (Retorno Sobre Investimento) é maior.

Portanto, a melhor coisa a se fazer é ter um planejamento de marketing. Com ele, é possível prever custos, explorar possíveis cenários, prever situações de risco e analisar as preferências do público para o desenvolvimento da melhor estratégia de divulgação. 

Ademais, é importante manter o planejamento de marketing sempre atualizado e acompanhar as tendências do mercado, visto que as mídias estão em constante mudança, com recursos cada vez mais tecnológicos para publicidade e produção de conteúdo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.