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Saiba como usar Facebook Ads para impulsionar o alcance do seu negócio
Por Mauro Lacerda | Redes Sociais | 1232 Views
O Facebook Ads está entre as principais ferramentas utilizadas para o impulsionamento de um negócio na internet.
Já sabemos que o Facebook é uma das redes sociais com maior número de usuários: segundo dados da própria mídia, já passam de dois bilhões o total de contas abertas na rede.
Nesse sentido, é importante pensar que grande parte do seu público, certamente, estará presente no Facebook e, por isso, investir em impulsionamento de postagens na plataforma pode ser um dos caminhos mais assertivos para que o seu negócio alcance cada vez mais clientes.
É por esse motivo que o Facebook Ads se torna uma boa alternativa para que a sua empresa encontre o seu público mais facilmente, já que ele permite que uma publicação ganhe uma visibilidade cada vez maior.
Como utilizar o Facebook Ads para impulsionar uma publicação?
A melhor maneira de iniciar sua campanha de anúncios no Facebook, é com a criação de uma página específica para o seu negócio, já que é ela que estará em evidência na plataforma.
O Facebook Ads permite que você divulgue qualquer conteúdo, que vai desde uma cantoneira de ferro, essencial para pessoas que trabalham na área da construção civil, até para um curso online sobre maquiagem, que desperta o interesse de várias mulheres.
Mas, ele não exige que você promova apenas postagens relacionadas à venda de produtos. Você pode impulsionar qualquer tipo de conteúdo dentro da sua estratégia de marketing digital.
Por isso, o primeiro ponto essencial do impulsionamento de uma publicação é estabelecer um objetivo prático para essa ação.
Depois, é preciso ter em mente que a promoção de uma postagem faz com que o alcance do seu negócio seja feito de maneira expansiva, aparecendo no feed de notícias dos seus amigos, e dos amigos deles, criando uma rede gradativa de expansão.
Para realizar um impulsionamento, você pode escolher algumas configurações, tais como:
- A escolha do público-alvo do seu negócio;
- A programação de um anúncio;
- O tempo que você deseja que seu anúncio fique ativo;
- O valor que você deseja investir no Ads;
- Entre outros fatores.
O público-alvo do seu negócio
O público-alvo do seu negócio, também chamado de persona, é definido de acordo com as pessoas que possuem interesse naquilo que a sua empresa oferece.
Um estabelecimento que ofereça o curso de pilates avançado, por exemplo, certamente terá como o público-alvo do seu negócio alguns grupos específicos, como o de profissionais voltados para a área de fisioterapia e de educação física.
Por isso, é importante que essa empresa direcione o seu impulsionamento de acordo com os interesses que os consumidores da plataforma manifestam em suas páginas, para que assim seu conteúdo seja exibido para pessoas que possuem ligação com a área.
Programando o impulsionamento de uma publicação
Você pode programar o impulsionamento de acordo com a sua estratégia de marketing. Essa pode ser uma técnica determinante para tornar uma empresa mais conhecida no Facebook.
Por exemplo, se uma empresa de enfermagem domiciliar deseja expandir o seu alcance na internet, ela pode investir em uma série de postagens que serão exibidas para o seu público-alvo, com o intuito de promover os seus serviços, planejando-os antecipadamente.
Assim, ela pode configurar a exibição de um anúncio sobre os seus pacotes de cuidados domiciliares por uma semana, atingindo pessoas interessadas nesse tipo de serviço.
Na semana seguinte, outra postagem será impulsionada, tratando de um assunto como a drenagem linfática reversa, indicada para o período pós-operatório.
Desse modo, a empresa começa a aparecer com maior visibilidade no Facebook, e faz com que os clientes conheçam um pouco mais sobre os serviços oferecidos.
Uma campanha de marketing digital pode ser ainda mais eficiente para a empresa quando há uma organização prévia, montando uma sequência para o impulsionamento que trará mais resultados para o seu negócio.
Permanência de um anúncio
Além de programar vários tipos de impulsionamento, você pode decidir por quanto tempo eles devem ser expostos.
Uma clínica odontológica pode determinar por quanto tempo ela quer expor um dos seus anúncios, que leva possíveis clientes a acessarem o blog para ler um conteúdo sobre os cuidados necessários para quem utiliza prótese dentária com aparelho.
Assim, se ela está investindo em uma campanha promocional do serviço, ela pode deixá-lo no ar por uma semana, por exemplo. Mas se a estratégia é promover a empresa, certamente períodos maiores serão mais adequados.
Existem várias configurações possíveis, como impulsionamento com duração semanal, quinzenal, mensal, ou para prazos ainda maiores, que devem ser escolhidos de acordo com a estratégia de marketing do negócio.
Orçamento para Ads adaptável
O Facebook Ads é uma ferramenta utilizada em qualquer tipo de negócio, independentemente do valor do orçamento disponível para a realização de uma ação de marketing.
Afinal, ela pode ser organizada para atender à demanda de um estabelecimento de acordo com a sua estratégia interna.
Assim, uma clínica veterinária pode impulsionar uma determinada postagem sobre o serviço de acupuntura para gatos oferecido no estabelecimento, de acordo com o valor destinado para campanhas de marketing do local.
Além disso, caso seja necessário alterar o anúncio, ele pode ser feito facilmente, dando maior liberdade para o estabelecimento. Nesse caso, não é preciso excluir a postagem e criar outra, gerando um custo extra.
Por isso, o Facebook Ads é uma das ferramentas mais interessantes para impulsionar o alcance de um negócio na plataforma, fazendo com que a empresa apareça de maneira interessante para os seus clientes e amigos.
Vantagens de realizar o impulsionamento de uma publicação
Não existe um formato predefinido para o impulsionamento de uma postagem. Normalmente, o Facebook sugere que você utilize esse serviço para promover diferentes tipos de post realizados em sua página.
Assim, cada vez mais pessoas são atingidas pelo conteúdo disponibilizado na plataforma, aumentando a visibilidade do negócio.
Como hoje grande parte do material postado de maneira orgânica não possui boa visibilidade, é indicado que os segmentos que desejam crescer dentro da rede invistam nessa ferramenta.
Você pode realizar o impulsionamento de publicações de fotos, vídeos e links, que facilitam com que o seu público esteja em constante contato com o seu negócio.
Além disso, a promoção de uma determinada publicação é bastante simples: você não precisa elaborar um anúncio detalhado e configurá-lo de maneira minuciosa.
Ao clicar no botão impulsionar, você realiza os ajustes básicos necessários para que o conteúdo alcance mais pessoas.
O impulsionamento é visto primeiro no feed de notícias dos seguidores de uma página. Depois que essas pessoas curtem uma postagem patrocinada, ela é vista no feed dos seus amigos, criando uma cadeia que permite atingir cada vez mais pessoas.
Nesse sentido, é interessante perceber que ao visualizar a curtida de um amigo em uma determinada publicação, a tendência é que você note aquela página, já que dificilmente curtimos algo desinteressante na internet.
Assim, se você curtiu uma publicação impulsionada sobre os serviços de personal trainer para idosos, essa ação será visualizada por seus amigos, fazendo com que eles também possam se interessar por conhecer mais aquela postagem.
Por isso, o próximo tópico que será abordado é fundamental.
Conteúdos impulsionados: em quais apostar?
Muitas pessoas possuem a impressão de que os anúncios do Facebook Ads são utilizados apenas para promover uma compra.
Mas isso não é verdade. Cada vez mais empresas reconhecem a importância de se postar um conteúdo de qualidade dentro de seus perfis e sites na internet.
Por isso, investir na elaboração de um bom texto pode ser fundamental para que a sua empresa seja reconhecida dentro do Facebook. Não apenas porque ela vende bons produtos/serviços, mas sim pelo atendimento que ela dá ao público.
É possível optar por impulsionar uma postagem com imagens ou vídeos sobre um determinado assunto e, até mesmo, um link que leve os seus seguidores à visitar a sua página na internet.
Isso inclui, principalmente, o fornecimento de informações de grande relevância para as pessoas.
Se um profissional que atua com a realização de acupuntura hérnia de disco quer promover a sua página na internet, ele deve investir em postagens que levem dados importantes sobre o procedimento.
Para isso, é possível escrever vários tipos de artigos, indo desde a explicação de como surgiu o procedimento, até uma postagem que trata dos benefícios da prática de acupuntura, e das causas mais comuns da hérnia de disco.
Essas são algumas das maneiras mais eficazes de atrair o público para a página ou site da sua empresa, fazendo com que ela ganhe cada vez mais espaço dentro do Facebook.
Nesse cenário, um número cada vez maior de empresas investe na promoção da sua marca utilizando técnicas, como a do marketing de conteúdo, que possuem cada vez mais sentido dentro de um planejamento estratégico para impulsionar o alcance de um negócio na rede social.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.