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Saiba mais sobre a necessidade de Marketing de Relacionamento no pós-venda

Saiba mais sobre a necessidade de Marketing de Relacionamento no pós-venda

Por Mauro Lacerda | Marketing Digital | 231 Views

Cada vez mais, as empresas têm entendido a importância do marketing de relacionamento para o seu progresso.

Em um mercado cada vez mais competitivo, os consumidores se deparam com uma grande quantidade de marcas que trazem a eles muitas opções para os produtos e serviços que precisam.

Frente a todas essas oportunidades, é natural que o consumidor recorra a empresas que já conhece e confia e a empresas que oferecem um grande diferencial.

É um erro pensar que quando uma pessoa compra o produto ou serviço que você vende, seu relacionamento com ela acabou ali. 

Muito pelo contrário, é quando a venda é concluída que uma empresa precisa “arregaçar as mangas” e começar todo um trabalho de fidelização.

Fidelizar o consumidor tem tudo a ver com marketing de relacionamento, e saiba que um cliente fiel é mais importante do que um novo cliente, por diversos motivos.

São os clientes fiéis que vão comprar de novo e ainda vão falar bem da marca para outros consumidores. Com eles, não é necessário fazer todo aquele trâmite de prospecção, o que envolve mais gastos.

Portanto, neste artigo vamos falar sobre o que é marketing de relacionamento, sua importância, algumas estratégias e as possibilidades que ele oferece antes e depois da compra.

O que é marketing de relacionamento?

É extremamente importante para uma empresa, independentemente do tipo de produto ou serviço que ofereça, entender o que é marketing de relacionamento.

Esse conjunto de ações realizadas por uma empresa tem como intuito criar e também manter um relacionamento positivo entre ela e seus clientes. Além de ser positivo, esse relacionamento é estreitado, por meio de benefícios que as empresas oferecem.

Dessa forma, o grande objetivo do marketing de relacionamento é fazer com que uma marca tenha mais do que clientes, tenha fãs.

Além disso, essa estratégia de marketing constrói e dissemina uma marca, facilita a prospecção e a criação de autoridade no mercado. 

Quando uma empresa, como uma de laudo AVCB faz uso do marketing de relacionamento, conquista e fideliza clientes, transformando-os em verdadeiros defensores e divulgadores dela.

Se uma marca quer se tornar referência no mercado, oferecendo boas experiências aos seus clientes, não existe estratégia melhor do que o marketing de relacionamento.

O papel do marketing de relacionamento

Sei que depois de ler um pouco mais sobre essa estratégia você deve estar ansiosa por aplicá-la e conseguir uma legião de fãs. Mas antes disso, é importante compreender para que serve e a importância do marketing de relacionamento.

Em primeiro lugar, para conseguir isso, sua empresa precisa oferecer um diferencial que nenhum concorrente seu oferece. Por exemplo, o que uma instaladora de tela mosquiteira recolhível pode oferecer aos seus clientes que as outras não oferecem?

Outra coisa que é importante ter em mente é que um dos objetivos do marketing de relacionamento é fazer com que as empresas mantenham uma relação duradoura com seus clientes.

Essa relação começa quando o cliente entra em contato pela primeira vez, e deve permanecer até depois da compra. 

Sendo assim, uma das possibilidades oferecidas pelo marketing de relacionamento é que, ao ser fidelizado desde o início, o cliente se sentirá confiante para compra de novo.

Quando fizer isso, esse cliente fará compras maiores, de valores maiores, pois sabe que pode confiar na empresa em questão.

Outra possibilidade que demonstra bem para quê serve o marketing de relacionamento, é o fato de que ele aproxima empresa e cliente.

A gente sabe que conquistar novos é muito importante para qualquer marca, mas isso envolve muito mais investimento do que manter os clientes fixos.

Com a aproximação, os clientes fidelizados voltam a comprar e, automaticamente, se tornam a receita básica da empresa. A saúde financeira da marca não se torna uma roleta russa que depende sempre de clientes novos.

Por fim, e muito importante, clientes fidelizados fazem duas coisas: dão feedbacks sinceros e se tornam divulgadores de uma marca.

Por exemplo, uma clínica que faça exame admissional de sangue e possua clientes fiéis, receberá feedbacks sinceros destes, se realizar uma pesquisa de satisfação. Clientes novos geralmente não têm interesse em dar um feedback, mas os fidelizados sim.

Por meio das respostas, essa clínica pode melhorar seus pontos negativos e aprimorar os seus pontos positivos. Assim como irá agradar seus clientes antigos, também agradará os novos.

A propaganda boca a boca continua sendo a melhor de todas. Clientes fiéis e satisfeitos vão falar bem da empresa para todo mundo. 

Por exemplo, um cliente fiel de uma marca fabricante de álcool isopropílico 1 litro sabe que seu amigo está com dúvidas sobre que marca comprar.

Ao saber disso, ele recomendará a marca do álcool que usa porque confia nela e sabe que é eficiente.

Dessa forma, é fácil concluir que o marketing de relacionamento não apenas fideliza os clientes, formando uma base sólida para a receita da empresa, como também os transforma em divulgadores da marca.

Listando as vantagens trazidas por ele, podemos ver:

  • Aumento das compras;
  • Baixo investimento;
  • Publicidade boca a boca;
  • Clientes fiéis;
  • Atendimento personalizado.

Agora que você já conhece as vantagens do marketing de relacionamento, mostraremos a seguir algumas estratégias para aplicá-lo. 

Estratégias para aplicar o marketing de relacionamento

Já sabemos o que é, a importância e as vantagens do marketing de relacionamento para as empresas, desde lojas de bebê até instaladoras de película para janelas residenciais.

Só que é fundamental saber aplicá-lo da maneira certa e para começar, é importante conhecer a audiência da sua marca e montar uma base sólida.

Nos relacionamos apenas com pessoas que nos conhecemos, não é verdade? Quanto mais conhecemos a pessoa, mais sabemos lidar com ela. Com as empresas é a mesma coisa.

Elas precisam conhecer bem o seu público para oferecer benefícios que realmente sejam do agrado dele. 

Para obter esse conhecimento, é essencial que as empresas criem personas, para focar o relacionamento nelas.

Isso formará uma base de contatos os quais a empresa, como uma instaladora de energia solar para chuveiro, estabelecerá um relacionamento. 

Essa base de contato precisa estar sempre atualizada, para colocar em prática as próximas estratégias.

Por meio dos contatos, é possível usar uma das ferramentas mais poderosas, como o e-mail marketing. 

Por meio dele e de um conteúdo personalizado, é possível realizar diversas ações. Algumas mais comuns são:

  • Criar mais proximidade;
  • Enviar e-mail em datas comemorativas como aniversários;
  • Enviar conteúdos relevantes;
  • Oferecer promoções, descontos, brindes;
  • Realizar ações pós-venda como pesquisas de satisfação;
  • Oferecer novos produtos.

Outra chave do sucesso do marketing de relacionamento são os programas de fidelidade. 

Estes estão cada vez mais comuns e podem ser encontrados de clínicas de acupuntura para coluna a sorveterias.

Um cartão fidelidade, por exemplo, pode ser usado pelo cliente a cada nova compra, para que ele junte pontos. Esses pontos podem ser trocados por mercadorias, descontos, prêmios e brindes.

É uma excelente maneira de fidelizar o cliente e fazer com que ele sempre escolha a sua marca em vez de outra.

As estratégias em marketing de relacionamento também podem ser aplicadas por meio das redes sociais. Estas já não são opções, mas sim uma necessidade que obriga todas as marcas a estarem presentes.

No que diz respeito ao marketing de relacionamento, por meio das redes sociais é possível que as empresas divulguem suas mensagens para um número maior de pessoas.

Por meio do compartilhamento, essas empresas acabam conquistando novos públicos e atraindo novos clientes. Mas, antes de usar as redes sociais, é importante averiguar bem o conteúdo da mensagem.

Além disso, existem diversas redes sociais que possuem finalidades diferentes. É muito importante saber primeiro em qual delas está o seu público e que tipo e estilo de publicação você pode fazer em cada uma delas.

Uma empresa de gerador aluguel não tem o mesmo público que uma loja de roupas, por isso, é importante ter esse conhecimento para saber usar bem as redes sociais.

Independentemente de qual estratégia uma empresa escolha, o fato é que investir em marketing de relacionamento está se tornando cada vez mais vantajoso e necessário.

O mercado está entupido de concorrência e se você não estabelecer um bom relacionamento com o seu perfil de consumidor e fidelizá-lo, outra empresa do mesmo ramo da sua fará isso. E então começa uma nova batalha para conquistar um novo cliente.

Para o consumidor moderno, confiar, ter um relacionamento e se sentir à vontade com uma marca é fundamental para voltar a fazer negócio. Para conseguir isso, nada melhor do que se relacionar bem com ele.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.