Clever Web

Blog

Saiba o que é KPI e a importância de definir para sua empresa

Saiba o que é KPI e a importância de definir para sua empresa

Por Mauro Lacerda | Dicas | 49 Views

Você sabe o que significa KPI? Key Performance Indicator ou, em português, indicadores-chave de desempenho. Na prática, é uma ferramenta indispensável para analisar a performance de um negócio em diversos setores.

Para quem tem um negócio, conhecer o desempenho dos setores é de extrema importância, não só para entender sobre o que está dando certo, mas também para analisar como os investimentos estão dando resultado ou não.

Neste contexto, KPIs, métricas, pesquisas de mercado, ferramentas de análise e outras metodologias que fornecem informações sobre um determinado aspecto da organização são grandes aliadas para uma gestão empresarial eficiente.

Quer saber mais sobre como as métricas podem impactar no sucesso e no futuro da sua empresa na prática? Continue lendo esse artigo e entenda tudo o que você precisa sobre o assunto!

Gestão de KPIs: o que é e para que serve?

Analisar o desempenho das atividades é algo desafiador, mas graças à gestão de KPIs, existem algumas ferramentas que podem auxiliar nesse processo.

Isso pois a técnica dos indicadores-chave consiste em reunir dados sobre um determinado procedimento, visando analisar o que dá certo e o que precisa ser remodelado em uma operação.

Imagine a seguinte situação: uma empresa especializada em purgador de ar e outros acessórios para construção civil e indústria utiliza o e-commerce como um dos principais canais para comercialização do produto.

Com o objetivo de avaliar o desempenho de site em relação às metas comerciais do setor, é importante que a empresa tenha um departamento que consegue extrair informações sobre o e-commerce e gerar relatórios a partir desses dados.

São exemplos de informações que podem ser analisadas: número de vendas, a taxa de abandono do carrinho, o perfil dos clientes e o tempo de permanência nas páginas de produtos, meio de acesso ao e-commerce, entre outras.

Percebe como saber tudo isso pode fazer a diferença na hora de lançar uma campanha, fazer uma mudança no site ou expor os produtos? É por esse motivo que trabalhar com a gestão de KPI é algo crucial para as empresas.

São funções da ferramenta:

  • Reunir informações sobre determinado produto ou setor;
  • Indicar performance dos projetos;
  • Auxiliar na tomada de decisões da empresa;
  • Fortalecer o monitoramento do negócio.

Agora que você sabe um pouco mais sobre a finalidade dos indicadores de desempenho, é hora de avaliar a implementação da ferramenta na sua empresa. Saiba mais no tópico seguinte!

Como implementar a gestão de KPIS 

Definir metas para sua empresa é algo necessário para que ela se desenvolva no mercado. 

Portanto, implementar um sistema de gestão de indicadores é o mínimo que você precisa para avaliar se a qualidade dos processos do empreendimento condiz com a busca por objetivos da empresa.

Imagine que um centro de estética, do tipo SPA, oferece uma gama de serviços que vão de massagens relaxante nas pernas até técnicas avançadas de limpeza de pele. 

Em períodos específicos ou datas comemorativas, como o Dia das Mães, o departamento de marketing desse local decide lançar campanhas promocionais.

Como é que o SPA saberá se a campanha está funcionando ou não? Por meio da gestão de métricas, claro. 

A partir dessa ferramenta, o local conseguirá avaliar se procedimentos como a luz pulsada olheiras tiveram mais procura do que as massagens e assim, por diante.

Afinal, como implementar a gestão de KPIS? Existem particularidades de acordo com o segmento do negócio? Para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas. Confira o passo a passo abaixo:

1. Determine as metas do negócio

Não faz sentido avaliar o desempenho de um projeto ou organização sem ter metas definidas. Por isso, pense nos objetivos da organização a curto, médio e longo prazo.

Para ficar mais claro, veja o exemplo: uma clínica de estética focada em implante de cabelo feminino e outros tratamentos de beleza deseja elevar o índice de satisfação dos pacientes em 50% no período de um mês.

Certamente, alcançar essa taxa de sucesso requer determinados procedimentos como o treinamento da equipe de atendimento e pós-atendimento, melhorias na estrutura da clínica, destaque dos benefícios da clínica, entre outras.

Como saber se o objetivo foi cumprido? Por meio da pesquisa de dados. Nesta situação, possibilidades de implementação da gestão dos KPIS os seguintes meios:

  • Uso de softwares que gerenciam informações dos pacientes;
  • Pesquisas de satisfação;
  • Comparação de dados em relação ao mês anterior.

Lembre-se que a definição das metas e objetivos de forma clara, objetiva e com mensuração alcançável faz toda a diferença na hora de uma gestão de KPIs eficientes. 

Quando você consegue fazer a definição nesses moldes, fica mais fácil entender que a sua empresa está seguindo o caminho certo.

2. Siga regras para a gestão de KPIs

Além da definição de metas, é importante ter um processo bem estruturado para a gestão de KPIs.

Priorizar resultados mensuráveis, utilizar ferramentas de monitoramento e ter objetivos que vão de encontro ao que sua empresa precisa são um ponto de partida. No entanto, existem várias ações que podem fortalecer a gestão das métricas.

Para exemplificar: digamos que uma empresa especializada em pintura epóxi em metal e outras técnicas de manutenção e reforma em ambientes industriais deseja elevar o faturamento e a fidelização dos clientes em no mínimo 30% dentro de seis meses.

A meta é clara e mensurável, certo? Para obter essas informações com qualidade e não perder os objetivos de vista, vale seguir algumas regras. São elas:

  • Definir objetivos relevantes para o negócio;
  • Alinhar expectativas com a equipe ou pessoa responsável pelo KPI;
  • Criar uma padronização para o processo;
  • Monitorar as métricas de forma constante.

3. Valorize a melhoria contínua

Com o passar do tempo, é natural que o cenário da sua empresa mude diante da dinâmica do mercado. 

Por isso, é importante estar atento às mudanças (especialmente as que estão relacionadas aos objetivos definidos para mensuração) e criar formas de melhorar a gestão dos dados.

Ainda no segmento das empresas que trabalham com manutenção ou serviços técnicos, por exemplo, vale refletir se os KPIs acompanham a evolução do mercado.

Hoje, utilizar graxa cobreada para revestir parafusos a uma temperatura de 1000º C é eficiente. No entanto, quem disse que amanhã outro produto não pode surgir e superar as expectativas da graxa?

Se a mudança reflete no desempenho da atividade da empresa, naturalmente você precisa refletir se as métricas são eficientes. 

É importante estudar os KPIs com o objetivo de entender as lacunas dos dados e implementar melhorias visando otimizar os processos para alcançar a melhor performance.

Gestão de KPIs x impactos na empresa: entenda a relação

A saúde de um negócio depende de uma série de fatores, entre eles, a performance dos resultados. 

É por isso que apostar em ferramentas e metodologias, essenciais para avaliar as falhas e oportunidades para o negócio, faz total sentido.

Assim como uma loja de ferramentas que trabalha com acessórios como a cinta de lixa, precisa se manter atualizada dentro de seu nicho de mercado para oferecer diferenciais para clientes e fornecedores, outros segmentos também precisam acompanhar a dinâmica do mercado.

Neste sentido, a gestão de KPIs e análise de indicadores é uma forma de refletir sobre os processos de gestão e implementar melhorias com o objetivo de manter a competitividade diante da concorrência.

Ou seja, não importa se o seu negócio é de uma gráfica que tem como finalidade a impressão de banner para tcc e outros materiais gráficos ou um restaurante: refletir sobre a qualidade dos serviços prestados, avaliar a percepção do público e ter objetivos de melhoria é algo que acompanha o desenvolvimento do negócio.

Entendeu a importância dos KPIs agora? Em resumo, são as métricas, dados e pesquisas que trazem as informações necessárias para a tomada de decisão estratégica em uma empresa.

Não há como prosperar no mercado sem entender como o posicionamento da sua empresa e a aceitação do seu produto ou serviço está no mercado. 

Por isso a análise de dados dessa performance serve para indicar quais áreas que você precisa olhar com mais atenção ou repensar, a fim de promover as melhorias que o seu negócio precisa.

Lidar com performance é algo dinâmico e sobreviver ao mercado exige características como agilidade, visão estratégica e tomada de decisão assertiva.

Por isso, quanto melhor você souber utilizar ferramentas como a gestão dos KPIs, mais preparado estará para fazer os ajustes necessários do seu negócio e assim, evoluir em direção ao sucesso.

Esperamos que esse artigo seja uma inspiração para o desenvolvimento da sua empresa!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.