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Técnicas de SEO e posicionamento: como alavancar seu site

Técnicas de SEO e posicionamento: como alavancar seu site

Por Mauro Lacerda | SEO – Otimização | 1177 Views

Hoje em dia é importante que os empreendedores percebam que não basta mais ter um site, é preciso apostar em ferramentas específicas como o SEO (Search Engine Optimization) para alcançar uma maior visibilidade.

Essa é uma das soluções mais aplicadas ao citar táticas digitais, afinal, trata-se de um conjunto de esforços que atendem os requisitos de posicionamento dos buscadores.

Para entender de uma forma mais clara a importância de atender esses fatores, é interessante citar o funcionamento desses recursos.

Com isso, é preciso considerar que esses são meios amplamente empregados para encontrar lojas, informações sobre peças ou para pesquisas que, em algum momento, resultem na concretização de uma compra.

Por essa razão, seja uma empresa do meio industrial, que comercializa produtos como centro de usinagem 5 eixos ou de qualquer outro setor, os esforços para alcançar as primeiras páginas e as posições de destaque fazem toda a diferença.

A questão é que as páginas mais relevantes são apresentadas para o usuário e a indexação ocorre por meio de bots, também chamados de crawlers, que só detectam código e texto.

Sendo assim, os conteúdos são organizados e devidamente segmentados para que eles detectem os resultados mais favoráveis, de acordo com as buscas.

É preciso considerar que o conteúdo é um dos pontos principais para as classificações e rankeamento. Isso porque ela tem grande impacto na experiência do usuário. Também por isso, essa é uma prioridade para os mecanismos de busca.

Nesse sentido, a forma como o indivíduo se comporta com determinada página também é considerada e, por essa razão, as seguintes questões são amplamente discutidas nesse contexto:

  • Engajamento;
  • Qualidade;
  • Usabilidade;
  • Relevância.

Essas são indicações importantes do funcionamento dos buscadores e, caso ainda esteja se perguntando quais são os pontos específicos que devem ser trabalhados na página, confira o tópico a seguir.

Quais são os fatores de posicionamento?

São diversos fatores que possuem impacto no rankeamento de um site e, a princípio, é de grande importância apresentar a divisão desses elementos:

On Page

Os elementos que constituem o grupo On Page estão associados ao interior da página e, por essa razão, são cruciais para que os bots percebam a ligação do conteúdo com os termos empregados pelas pessoas no momento da busca.

Uma vez que os aspectos associados à construção do conteúdo serão abordados em breve, interessante citar outros fatores como a otimização de imagens e design responsivo.

No caso da otimização de imagens, pode-se exemplificar com uma empresa instrumentos de medição, que elabora um conteúdo sobre termo anemômetro, um item crucial para medir a velocidade de fluídos.

Ao usar uma imagem, para otimizá-la, o nome do arquivo deve ser salvo com a palavra-chave, que é o termo empregado pelos usuários no momento da pesquisa.

Além disso, é recomendado o uso do texto alternativo, importante para descrever as imagens quando estão quebradas e para os leitores de tela, que são suportes utilizados por portadores de deficiência visual.

Já o design responsivo é indispensável para que os clientes em potencial possam acessar o site da sua empresa a partir de diferentes telas.

Dessa maneira, o conteúdo é otimizado e facilmente acessado em diferentes dispositivos, promovendo assim uma maior comodidade.

Off Page

Já os fatores classificados como Off Page são aqueles externos a plataforma da empresa, com destaque para elementos sociais e backlinks.

Os primeiros elementos estão associados aos compartilhamentos e menções da marca. Para compreender melhor, basta imaginar uma empilhadeira elétrica still comercializada por uma empresa amplamente comentada. Naturalmente, sua relevância será significativa.

Por essa razão, empregar botões de compartilhamento e estimular o engajamento no conteúdo é indispensável.

Acrescenta-se a esse cenário o link building, outra tática importante do marketing digital e que envolve os backlinks, que são links de outros sites que direcionam para o da sua empresa.

Basicamente, quanto mais links de qualidade apontam para o seu site, maior será a relevância alcançada pela plataforma.

Sendo assim, é importante citar que os links que possuem autoridade na mesma área que a empresa atua agregam um maior valor nesse contexto, como uma empresa que comercializa barra redonda trefilada e tem links da área de construção mecânica.

Há outros fatores que possuem impacto na autoridade dos domínios, como o tempo e quantidade dos conteúdos, uma vez que quanto maior for o tempo de existência do domínio e a quantidade de materiais publicados, sua relevância será mais notável.

Dicas para usar o SEO na produção de conteúdo

Conforme abordado, a produção de materiais faz toda a diferença ao se tratar do SEO, ou melhor, das táticas digitais. 

Sendo assim, confira a seguir algumas dicas que podem contribuir com a elaboração de conteúdos alinhados com as técnicas SEO, de forma que os resultados positivos sejam potencializados:

Desenvolva um conteúdo de qualidade

Imagine conteúdos sobre materiais elétricos, como dicas para aplicar barramento tipo pente. Nesse cenário, uma das principais preocupações dos profissionais, assim como em outros setores, é com a qualidade.

No entanto, é preciso considerar com cuidado tudo o que um conteúdo classificado dessa forma envolve, como uma boa introdução, revisão, controle de plágio e informações úteis para a audiência.

Aplique corretamente as palavras-chave

As palavras-chave são cruciais para todos os conteúdos e é indispensável alinhar o uso desses termos com a qualidade do conteúdo e a intenção dos usuários.

Uma recomendação importante é que seja aplicada de forma natural e que a palavra selecionada apareça no começo do material para que os bots detectem rapidamente a relação com o assunto.

Além disso, é interessante que variações sejam empregadas, afinal, não há apenas um termo associado a revestimento de poliuretano e demais produtos.

Use os títulos ao seu favor

Os títulos são cruciais para os textos e, nesse contexto, há ainda a possibilidade de trabalhar o título interno e o externo, sendo esse segundo chamado de SEO title.

Para entender de um modo mais claro a diferença entre ambos, é possível imaginar uma busca sobre filtro de manga industrial, o título que aparece na página de resultados é o SEO title e o que aparece na página da empresa é o interno.

Naturalmente, há distinções no modo de construir cada um deles, sendo que no caso do externo, é preciso estimular o acesso do usuário, enquanto no interno, é fundamental despertar o interesse pela leitura.

Como analisar os resultados?

O acompanhamento constante de resultados é um dos aspectos de maior importância após a implantação de qualquer tipo de estratégia.

Basta imaginar uma empresa do setor de construção civil que presta serviços para implantação de meio fio de concreto pré moldado e investe em SEO.

Ao monitorar adequadamente os resultados, há grandes chances de empregar diversas melhorias, sempre que possível.

Afinal, ao perceber qualquer dado insatisfatório, é possível analisar o que pode ser substituído ou até mesmo retirado da estratégia.

Vale lembrar que estratégias de SEO, assim como outras presentes no marketing digital, exigem tempo e um planejamento adequado. Da mesma forma, a identificação das métricas mais adequadas para acompanhar deve existir.

Se por um lado não acompanhar os resultados é negativo, monitorar as métricas inadequadas pode ser uma grande perda de tempo devido a inutilidade das informações.

Por essa razão, é fundamental ter conhecimento de quais são algumas das principais métricas de SEO e quais são as mais compatíveis com a estratégia empregada.

De um modo geral, as métricas que recebem grande visibilidade são:

Tempo de permanência na página

Conforme o próprio nome indica, o período em que os usuários navegam tem grande relação com sua qualidade.

Para analisar esse tipo de métrica, é interessante ter como base os tipos e tamanhos de conteúdos elaborados, pois é algo que viabiliza a identificação do tempo que os visitantes levam para o consumo dos materiais.

Comportamento do usuário

O comportamento do usuário está associado com as ações realizadas nas páginas e contribui de forma significativa para a compreensão do que tem um maior potencial para estimular cliques e maior tempo de navegação.

Não é uma métrica necessariamente, mas é um recurso imprescindível para que a empresa entenda o que funciona de forma mais eficaz em sua estratégia.

Taxa de rejeição

Ao contrário da situação anterior, a taxa de rejeição indica a porcentagem de usuários que não apresentam nenhuma forma de interação com a página da marca.

Isso é algo que pode ocorrer por diversos motivos, como um material que não atende a intenção de busca ou que não soa interessante para o usuário. Por esse motivo, tem grande visibilidade para as empresas.

Vale citar que é indispensável que as métricas para a avaliação do desempenho do site sejam analisadas em conjunto e que caso existam ações específicas, por exemplo, em prol do aumento de vendas, cada aspecto monitorado deve ter relevância.

Dessa forma, será possível garantir que o site promova uma melhor experiência para o usuário, ao mesmo tempo em que um melhor posicionamento é alcançado e a marca ganha destaque no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.