Clever Web

Blog

Vale a pena ter um site Wordpress para sua empresa?

Vale a pena ter um site Wordpress para sua empresa?

Por Mauro Lacerda | Dicas | 89 Views

O Wordpress é o gerenciador de conteúdos mais utilizado no mundo. A facilidade de utilização e gerenciamento são algumas das qualidades da plataforma, que é extremamente intuitiva, prática e fácil.

Logo no início do investimento em estratégias de marketing digital, uma das primeiras e mais eficazes ações é a criação de um site ou blog para a empresa. 

Isso porque empreendimentos de praticamente qualquer segmento de atuação podem se beneficiar das vantagens de ter um endereço web.

O primeiro passo é sempre a escolha de uma plataforma para a criação do site, momento em que o empreendedor pode encontrar algumas opções e ficar bastante inseguro, com dúvidas sobre a melhor.

Por isso, é válida a compreensão sobre o que vem a ser o Wordpress e suas principais vantagens, além das funcionalidades mais básicas - que já podem ser de grande valia para as empresas.

O que é o Wordpress?

O Wordpress é uma plataforma que funciona como um sistema operacional. Nele, o usuário cria um endereço no qual pode instalar ou criar temas e plugins e com um painel para o gerenciamento dos conteúdos publicados. 

O sistema é representado pela sigla em inglês CRM (Content Management System, ou sistema de gerenciamento de conteúdo). Ele é distribuído gratuitamente e utiliza a licença GNU (General Public License, ou licença pública geral).

Ele foi lançado no ano de 2003, com a principal função de ser uma plataforma para a criação dos blogs, que na época começavam a aparecer e ganhar popularidade. 

Devido à gratuidade e funcionalidade da ferramenta, logo se popularizou, caindo no gosto de diferentes perfis de usuários, inclusive empresas.

Mesmo quem não possui conhecimentos em programação consegue montar e alimentar um blog no Wordpress. 

Além disso, é possível criar endereços web de diferentes tipos, com a grande variedade de temas e plugins disponíveis. Os recursos facilitam muito o processo de construção e atualização constante que um site demanda.

Contudo, é válido ressaltar que o serviço é gratuito mas também conta com recursos pagos, que podem ser escolhidos de acordo com a necessidade e objetivos da empresa.

Wordpress.com e Wordpress.org

Para quem está conhecendo agora, também vale a pena entender que há duas opções oferecidas pela corporação, com diferentes funções e objetivos.

O Wordpress.com é uma plataforma que oferece hospedagem gratuita para blogs com a utilização do software Wordpress. 

Com isso, ele possibilita a criação e administração dos conteúdos com o endereço “nome.wordpress.com”, ou mesmo com um domínio próprio.

Nesse caso, o serviço é totalmente gratuito, mas pode ter algumas limitações com relação aos temas e plugins.

Por outro lado, o Wordpress.org funciona como um site de desenvolvimento comunitário, onde o usuário pode realizar o download do programa e código fonte, instalando-os em seu servidor.

Nesta segunda opção, é possível modificar e customizar praticamente qualquer detalhe do site, com o uso de frameworks, classes e diversas outras funções. 

Também é possível utilizar temas e extensões, construindo o endereço web da maneira desejada.

Embora a criação do site no Wordpress.com seja possível, o ideal para as empresas ou negócios é a construção no Wordpress.org. 

Assim, uma fabricante de compressor de ar schulz pode até ter que investir mais recursos para o site, mas também tem a possibilidade de alcançar um resultado mais personalizado e profissional.

Quais são as vantagens de criar um site no Wordpress?

Hoje em dia a presença online é de extrema importância para qualquer tipo de negócio. As pessoas estão acostumadas a buscarem respostas para as suas dúvidas ou problemas pela internet e isso representa uma grande oportunidade para os empreendimentos.

Para se ter uma ideia, quem possui um aparelho ar condicionado em casa certamente terá que investir em manutenção para o aparelho eventualmente. 

Ao pesquisar por assistência técnica de ar condicionado, o potencial cliente provavelmente irá escolher a opção de empresa que parecer mais confiável. 

Nesse momento, um site atraente, atualizado e informativo pode ser fundamental para agregar mais autoridade ao empreendimento. 

O endereço online é muito útil, ajudando na conquista de novos clientes e, consequentemente, no crescimento do negócio.

Entretanto, muitos empresários até desejam criar um site para a empresa, mas temem que os recursos de tempo e dinheiro investidos não sejam realmente compensadores. 

Para tirar a dúvida sobre se vale a pena ou não criar um Wordpress, é importante a conscientização sobre os seguintes benefícios:

  • Facilidade na otimização SEO;
  • Compatibilidade com dispositivos móveis;
  • Facilidade de gerenciamento e personalização;
  • Grande comunidade de usuários;
  • Possibilidade de uso de diversos plugins ou temas;
  • Vulnerabilidades de segurança conhecidas;
  • Ótima velocidade e desempenho.

1. Facilidade na otimização SEO

A criação de um site frequentemente está atrelada à necessidade das empresas se destacarem nos mecanismos de buscas.

Ao pesquisar sobre filtro manga, ou outros tipos de produtos ou serviços, a tendência é que as pessoas entrem nos endereços que ocuparem as primeiras posições no Google. 

Por isso não basta investir em um site, ele precisa estar otimizado com boas práticas de SEO (Search Engine Optimization, otimização para mecanismos de buscas).

O Wordpress é uma escolha que apresenta facilidade na otimização, porque os sites são de fácil indexação, ranqueamento e rastreio. 

Além disso, há plugins específicos para a realização de melhorias e correções, ajudando na adequação aos padrões exigidos pelos principais buscadores.

2. Compatibilidade com dispositivos móveis

Atualmente, grande parte das pessoas acessa a internet por dispositivos móveis, como smartphones ou tablets. 

De uma maneira geral, os aparelhos costumam estar sempre à mão e é por eles que a maioria das pesquisas é realizada.

Por isso, é essencial criar um site responsivo, que ofereça uma boa experiência ao usuário, independentemente da tecnologia que ele utilizar para o acesso. 

O Wordpress representa uma ótima opção nesse sentido, porque os temas disponíveis na plataforma já são adaptados para essa nova realidade.

Portanto, ao optar pelo Wordpress, uma empresa especializada no aluguel de geradores não precisa se preocupar em investir em um design responsivo.

3. Facilidade de gerenciamento e personalização

O Wordpress é uma ferramenta muito fácil e intuitiva de usar. É possível criar um site ou blog corporativo em pouco tempo e logo começar a divulgação de materiais pelo endereço.

Os sites hospedados no Wordpress tem gerenciamento simples, por meio de um painel bastante prático. 

Assim, um empresário do segmento de revestimento de PVC, por exemplo, não precisa ter conhecimento técnico sobre códigos fontes ou design para criar e atualizar um endereço adequadamente.

Além disso, o site pode ser completamente personalizado e há uma grande diversidade de materiais online, inclusive em vídeo, explicando a utilização do Wordpress.

4. Grande comunidade de usuários

Outra vantagem é justamente a popularidade da plataforma, que faz com que haja uma grande comunidade de usuários ativos em fóruns ou redes sociais e que podem oferecer dicas em caso de problemas.

O próprio Wordpress possui um fórum oficial, no qual diversos profissionais dão recomendações gratuitamente e respondem as perguntas. 

Por isso, diante de um imprevisto na plataforma, o profissional de uma empresa de pintura predial não precisa se sentir só, pois há uma grande comunidade online que pode ajudar.

5. Possibilidade de uso de diversos plugins ou temas

Os plugins podem ser comparados à aplicativos e apresentam diferentes funcionalidades dentro dos sites. 

Eles podem ser instalados no site de vendas de produtos diversos para carros, como a pelicula fume, de acordo com a necessidade e desejo do administrador do site, ajudando muito na sua utilização.

Há plugins de todos os tipos para a melhora do SEO, criação de formulários, instalação de temas, criação de carrossel de imagens, chat virtual ou e-commerce, entre muitos outros.

Além disso, há uma grande diversidade de temas gratuitos, auxiliando os criadores de conteúdos na construção de um site profissional e bonito.

6. Vulnerabilidades de segurança conhecidas

O Wordpress pode ser considerado uma plataforma bastante segura para a criação de um site para a venda de tacógrafo caminhão, ou outros tipos de produtos e serviços.

Devido ao fato de ser open source, qualquer pessoa pode estudar o código-fonte do Wordpress para aprimoramento, o que acaba rendendo diversas correções de segurança.

Além disso, quando qualquer vulnerabilidade de segurança é relatada, a equipe principal do Wordpress se dedica à liberação de atualizações que contenham correções para o problema. 

Ao manter o site com plugins e temas atualizados, dificilmente o empreendedor terá problemas com a segurança de dados.

7. Ótima velocidade e desempenho

A velocidade dos sites é outra preocupação dos desenvolvedores do Wordpress. A tendência é que cada nova versão se mostre mais rápida no carregamento, tornando os sites melhores e mais eficientes.

A velocidade é um fator muito importante para a experiência do usuário e tem um grande peso no SEO, o que contribui para agregar ainda mais visibilidade para um endereço web.

Marcar presença na internet é essencial para as empresas hoje em dia. O Wordpress representa uma opção bastante dinâmica, versátil e eficiente, que se destaca principalmente pela facilidade de utilização. 

Ter um site próprio, de aparência profissional e fácil de usar pode ser o primeiro passo para o crescimento do empreendimento, seja qual for a área de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.