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Vale a pena usar o LinkedIn nas estratégias de Marketing de Relacionamento?
Por Mauro Lacerda | Redes Sociais | 1463 Views
Levando em consideração as estratégias de divulgação e fortalecimento de marca, toda empresa precisa investir em Marketing de Relacionamento.
Isso porque, para fidelizar os clientes de um negócio, é preciso investir em um contato mais próximo com os compradores, garantindo que eles tenham uma relação duradoura com a marca.
Certamente, o primeiro ponto que vai promover esse relacionamento constante com uma empresa é a qualidade dos produtos oferecidos, que devem proporcionar uma boa experiência para o usuário.
Depois, é necessário que exista uma ponte de ligação entre a empresa e os seus clientes, para que eles possam estar em constante atualização, recebendo as novidades e indicações realizadas pelo estabelecimento.
Isso quer dizer que se um consumidor realizou a compra de uma abraçadeira de pressão em uma determinada loja, e teve um atendimento tão bom quanto o produto recebido, o próximo passo é que o estabelecimento invista no marketing de relacionamento.
Há diferentes formas de aplicar o marketing de relacionamento com os seus clientes, e as redes sociais, tal como é o caso do LinkedIn, possuem um papel de grande importância nesse cenário.
Se você quer saber mais sobre o assunto, assim como entender se vale a pena utilizar o LinkedIn nas suas estratégias de marketing de relacionamento, siga na leitura deste artigo.
O que é o Marketing de Relacionamento?
Oferecer um bom produto, contar com colaboradores empenhados e ter uma boa administração são fundamentais para qualquer negócio.
Mas, é inegável que os clientes de um estabelecimento possuem um papel de grande destaque no sucesso de um negócio.
Não à toa, sempre existiram mecanismos para que os consumidores de uma determinada loja se sentissem valorizados o bastante para se fidelizarem ao local.
Hoje, essas estratégias são parte integrante do marketing de relacionamento, e devem ser aplicadas nas estratégias dos estabelecimentos que desejam garantir uma relação mais próxima com seus clientes.
Sendo assim, para que o marketing de relacionamento da sua empresa ofereça mais resultados para o negócio, é preciso investir em elementos como:
- Conhecimento do perfil dos seus clientes;
- Benefícios para compras recorrentes;
- Monitoramento de métricas;
- Presença nas redes sociais, etc.
Perfil dos clientes
Conhecer o perfil dos seus clientes é o melhor meio de estabelecer um bom marketing de relacionamento.
Isso porque, para oferecer um bom serviço de massagem 24 horas, por exemplo, você deve saber quais são as características que agradam ao seu público.
Afinal, ter conhecimento sobre o quanto um determinado item foi satisfatório para o seu cliente pode ser a melhor maneira de aprimorá-lo ou modificá-lo.
Benefícios para compras recorrentes
O marketing de relacionamento também pode envolver benefícios para estimular novas compras dos seus clientes, fazendo com que eles retornem na sua loja para realizar novos pedidos.
Assim, se anteriormente um comprador adquiriu um pressostato para água na sua loja virtual, pode ser interessante enviar um e-mail marketing oferecendo descontos percentuais para novos pedidos.
Há também a possibilidade de criar um programa de fidelidade, no qual o cliente pode acumular pontos em suas compras e, futuramente, obter algum benefício na sua loja.
Monitoramento de métricas
Ao enviar um e-mail marketing para os seus clientes, é possível saber quantos deles abriram a mensagem, quantos acessaram a página de vendas de um disco diamantado para porcelanato, por exemplo, e quantos finalizaram a compra.
Isso vai influenciar diretamente no marketing de relacionamento da sua empresa, justamente porque essas informações ajudam a medir o quanto o seu público interage com os seus contatos, criando a periodicidade ideal para a sua marca.
Presença nas redes sociais
O marketing de relacionamento é importante para empresas de diferentes segmentos, seja ela especializada em gerador aluguel ou em confecção de roupas.
Uma das principais possibilidades que visa garantir um contato mais frequente com os seus potenciais e atuais clientes é marcar presença nas redes sociais.
Para isso, você deve investir na criação de uma página ou perfil, onde o seu negócio pode ser encontrado mais facilmente pelo seu público.
Além disso, as redes sociais oferecem ferramentas interessantes. Entre elas estão os comentários, compartilhamentos e, até mesmo, um chat privado, onde podem ocorrer troca de mensagens instantâneas.
Essas características permitem que um cliente interessado em adquirir um uniforme escolar infantil faça o contato pela rede social, e receba todo o atendimento necessário para efetuar a compra.
Há diversas plataformas que permitem esse tipo de interação entre a empresa e os seus clientes. Uma das que mais ganhou destaque por ser direcionada para negócios é o LinkedIn, tema do próximo tópico.
Como usar o LinkedIn no marketing de relacionamento do seu negócio?
O LinkedIn é uma das redes sociais com maior número de usuários do momento.
Ela foi desenvolvida com o intuito de promover maiores conexões comerciais, facilitando tanto a contratação de profissionais em diferentes empresas, quanto na formação de parcerias entre diferentes negócios.
As principais características do LinkedIn são:
- Cerca de 600 milhões de usuários no mundo;
- Cerca de 45 milhões de usuários brasileiros;
- Permite a montagem do currículo profissional;
- Realiza conexões comerciais entre funcionários e empresas;
- Possibilita que os usuários se candidatem a uma vaga, etc.
Justamente por apresentar funcionalidades como as mencionadas acima, cada vez mais profissionais aderem à plataforma, buscando melhores oportunidades de trabalho.
Além disso, o LinkedIn também é uma boa opção para complementar o marketing de relacionamento de um negócio, graças aos recursos presentes na plataforma. Confira algumas dicas a seguir.
É possível criar uma página da empresa
Assim como em outras redes sociais, o LinkedIn oferece a possibilidade de criar uma página específica para a sua empresa, facilitando tanto a publicidade de um produto como fatiador de frios industrial, quanto permitindo que os consumidores da sua marca sigam o seu negócio mais de perto.
Mantenha o público atualizado
O LinkedIn permite que as novidades da sua empresa sejam postadas com facilidade.
Ao criar uma nova publicação, ela poderá ser vista por um grande número de usuários, que podem curtir a sua postagem e, até mesmo, realizar comentários.
Essa característica reforça a presença da sua marca e permite que você troque mensagens com os seus clientes, tanto no modo público quanto no chat privado.
Tais funcionalidades chegam a ser essenciais para o marketing de relacionamento, já que as mensagens públicas podem ser vistas posteriormente por outros usuários, enquanto no chat privado é possível prestar um atendimento mais personalizado para seus clientes.
Transmissões ao vivo
Assim como em outras redes sociais, o LinkedIn possibilita a exibição de vídeos em streaming, totalmente voltados ao mundo corporativo.
Isso quer dizer que palestras, convenções, cerimônias de premiação, workshops ao vivo e outros eventos voltados para negócios sejam exibidos em tempo real.
Com isso, é possível transmitir para os seus clientes e parceiros alguns conteúdos de grande relevância, que fazem com que o seu negócio possa ganhar maior destaque na plataforma.
LinkedIn Learning
O LinkedIn também disponibilizou uma plataforma voltada para cursos, permitindo que os usuários se aprimorem nos recursos oferecidos pelo site.
Há uma série de temas e assuntos que podem ser aproveitados pelos proprietários de um negócio, assim como pelos seus funcionários e clientes.
Nela, é possível aproveitar os cursos que oferecem conhecimentos de qualidade, melhorando a atuação das pessoas em diferentes áreas e segmentos.
Divulgação de conteúdos para mais pessoas
Um dos grandes diferenciais do LinkedIn é permitir que um conteúdo que recebeu interações do público de uma determinada empresa possa ser visto pelas conexões dessas pessoas.
Mas isso não significa que a publicação tenha que ser necessariamente compartilhada, como ocorre em outras redes sociais.
Se você deseja falar mais sobre a importância de um produto como o compressor parafuso e ele for de grande relevância para as suas conexões, certamente ele ganhará destaque na rede.
Afinal, quando os usuários curtem ou comentam uma postagem da sua empresa, certamente é porque aquele conteúdo agregou mais conhecimento.
Assim, ele pode ser encontrado por conexões dos seus seguidores, fazendo com que o marketing de relacionamento da sua marca cresça de modo orgânico.
Presença e criação de grupos
Uma ótima maneira de estar em contato com os seus parceiros e clientes é por meio dos grupos presentes no LinkedIn.
Neles, é possível interagir de modo especial com profissionais do mesmo segmento, assim como com clientes e interessados na sua área de atuação.
Os grupos possibilitam a interação por meio de fóruns e debates, que podem ser bastante enriquecedores para o seu negócio.
Além disso, é uma ótima maneira de promover a sua empresa e marcar presença no LinkedIn, fazendo com que o seu negócio seja amplamente conhecido pelo seu público.
Desse modo, é possível conquistar novos clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, exatamente porque a plataforma possui o direcionamento voltado ao relacionamento comercial.
Por isso, o LinkedIn é uma ferramenta bastante útil dentro do marketing de relacionamento do seu negócio, permitindo que a sua marca ganhe mais relevância na rede e desenvolva um relacionamento mais próximo com os seus clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.