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WhatsApp Business como forma de se comunicar com os clientes

WhatsApp Business como forma de se comunicar com os clientes

Por Mauro Lacerda | Marketing Digital | 155 Views

O WhatsApp Business pode ser um dos canais mais atrativos para que você possa se comunicar com os seus clientes de modo simples e eficiente.

Com a facilidade oferecida pelo uso dos smartphones diariamente, as pessoas acabam por optar pelo aplicativo para se comunicar com seus amigos e familiares, além de aproveitar a ferramenta para solucionar problemas e, até mesmo, para realizar compras.

Isso, porque cada vez mais empresas apostam no uso do WhatsApp como uma estratégia prática de contato com o seu público, criando uma ponte de relacionamento bastante interessante para o negócio.

Por meio do envio de mensagens instantâneas, é possível que você envie informações e promoções que a sua empresa esteja promovendo, facilitando a venda de um produto como uma escada em U diretamente pelo aplicativo.

Nesse sentido, não apenas os negócios conseguiram aumentar os seus resultados ampliando as suas vendas por meio do app, como também estabelecer uma presença mais constante na rotina dos seus clientes.

É preciso lembrar que o aplicativo possui duas versões: a convencional, para os usuários comuns, e a Business, desenvolvida especialmente para empresas que desejam utilizar o aplicativo para fazer novos negócios.

Desse modo, o WhatsApp Business se tornou uma ferramenta fundamental para que as empresas possam interagir com o seu público de modo mais prático e, consequentemente, melhorar o seu faturamento.

A importância da comunicação no seu negócio

As empresas que desejam crescer estão sempre buscando meios de tornar a sua atuação muito mais abrangente, alcançando pessoas interessadas no seu negócio em diferentes locais.

Para isso, elas desenvolvem diferentes meios de se comunicar com os seus clientes, apostando em:

  • Contato direto no estabelecimento físico;
  • Presença e atuação nas redes sociais;
  • Envio de e-mail marketing para contatar o público;
  • Envio de mensagens instantâneas pelo WhatsApp.

Os meios de comunicação que fazem parte do seu negócio podem ser responsáveis por muitas facilidades para a sua empresa, tanto em termos de vendas como de fidelização dos clientes.

Uma empresa de pintura residencial que quer alcançar novos clientes e fidelizar os atuais, por exemplo, deve investir em um contato mais efetivo com o público, utilizando para isso os elementos mencionados acima.

Contato presencial

Dentro do seu estabelecimento é essencial oferecer um bom atendimento, mostrar-se interessado em oferecer uma solução eficiente para o cliente e prestar um serviço de qualidade para ele.

Quando uma pessoa decide visitar uma determinada loja, ela quer ser bem recepcionada, recebendo o suporte de um vendedor qualificado, que possa entender o que ela busca e oferecer aquilo que mais pode atender a sua necessidade.

Isso inclui uma atenção especial, a apresentação adequada dos seus produtos ou serviços e um pós-venda receptivo, oferecendo um apoio completo para o cliente.

Essas atitudes são as grandes responsáveis por fidelizar o consumidor, fazendo com que ele retorne ao seu estabelecimento sempre que preciso e que indique os seus serviços para amigos e familiares.

As redes sociais

Nas redes sociais, a atuação de uma empresa se mostra cada vez mais necessária, já que o crescimento na internet é o grande responsável por resultados cada vez mais positivos para um negócio.

Assim como é possível utilizar essas plataformas para ficar próximo dos seus amigos, um usuário pode acompanhar notícias diárias e conhecer instituições dos mais diversos segmentos.

Um usuário pode acessar a página de um spa para obter mais informações sobre a massagem holística disponível no local, ou mesmo para realizar uma avaliação após ter utilizado um dos seus serviços, indicando-o para outros seguidores.

Esse é um dos grandes benefícios que um perfil nas redes sociais pode oferecer para a sua empresa, sendo essencial que você invista na presença do seu negócio dentro dessas plataformas.

Envio de e-mail marketing

O e-mail marketing é um dos principais elementos de contato que você pode utilizar dentro da sua empresa.

É possível elaborar um texto para que os destinatários da sua mensagem se sintam valorizados como clientes do seu negócio, estimulando que eles se fidelizem a sua marca.

Assim como você pode criar uma ação de marketing enviando um e-mail para divulgar os seus serviços de aluguel de caçamba de entulho, você também pode apostar no formato para enviar felicitações em datas especiais, ou para levar as novidades da sua empresa para o conhecimento dos clientes.

O e-mail marketing é uma estratégia complementar para estabelecer um contato mais próximo com as pessoas e se manter presente no cotidiano de todos.

WhatsApp Business

O comunicador instantâneo mais famoso do momento é, sem dúvida, o WhatsApp. A sua versão Business foi desenvolvida para que diversas funcionalidades fossem aplicadas diariamente, principalmente para variadas empresas.

Ele pode ser uma das estratégias mais eficientes para que você envie uma nova mensagem ao seu cliente, seja para parabenizá-lo no dia do seu aniversário ou para anunciar a inclusão de um produto como pavio para velas no catálogo da sua empresa.

De fato, o aplicativo é uma realidade presente na vida de grande parte das pessoas, o que significa que se você ainda não o utiliza para se comunicar com o seu público, você está perdendo tempo.

A conta comercial do WhatsApp oferece uma série de ferramentas especiais para que uma empresa consiga administrar mais facilmente o seu relacionamento com as pessoas, otimizando o tempo e as suas ações de marketing.

Além de permitir que os seus pacientes utilizem o aplicativo para tirar dúvidas, perguntando se um neurologista trata depressão ou também para o agendamento de consultas de rotina, por exemplo, você pode apostar no comunicador para outros tipos de necessidades internas do seu negócio.

No próximo tópico, abordaremos como o WhatsApp Business pode facilitar a sua rotina diária, permitindo que você organize o contato com seus clientes de modo simples e eficiente.

WhatsApp Business e as suas ferramentas

A conta comercial do WhatsApp disponibiliza para os usuários algumas funções específicas, que podem tornar a experiência com o aplicativo bastante dinâmica e produtiva.

Você não apenas consegue conciliar diferentes diálogos, como oferecer o suporte necessário para os seus clientes de forma online, sem que seja preciso o encontro pessoalmente ou por meio de uma ligação para isso.

Recursos de áudio e vídeo

Nada como a gravação de um áudio para explicar de modo rápido para o seu cliente sobre os serviços oferecidos em sua academia, por exemplo.

Já pensou em fazer com que os seus consumidores conheçam as aulas de treinamento funcional para crianças enviando um vídeo pelo WhatsApp? Essa pode ser uma estratégia eficiente para que ele queira agendar uma aula experimental para os seus filhos.

Esses recursos podem ser indispensáveis para que o seu negócio atenda o público em suas dúvidas e o estimule a querer saber mais sobre a sua empresa.

Por isso, o WhatsApp Business é uma ferramenta indispensável de comunicação com os potenciais e atuais clientes do seu negócio.

Catálogo no perfil

Uma das mais recentes ferramentas do aplicativo é a disponibilização de um catálogo no perfil, onde os seus contatos podem acessar fotos dos seus produtos ou serviços, sem que seja preciso enviá-las para ele.

Além de permitir o acesso a qualquer momento, o catálogo pode ser uma maneira bastante simples de divulgar os seus serviços de casting para novelas ou de organização de eventos, por exemplo.

Esse pode ser um dos métodos mais simples de comunicar aos seus clientes as novidades do seu portfólio, fazendo com que eles possam visualizar no seu perfil aquilo que você oferece.

Etiquetas do WhatsApp Business

Já pensou em organizar as suas conversas de acordo com o tipo de contato? Isso quer dizer que você vai visualizar mais facilmente o layout do aplicativo, identificando os seus fornecedores, os seus clientes atuais e os potenciais, graças ao uso das tags do WhatsApp.

Desse modo, fica muito mais fácil saber para quem enviar uma determinada mensagem promocional, ou para pedir cotações dos produtos que você está precisando repor no seu estoque.

As tags foram especialmente desenvolvidas para a versão comercial do aplicativo, e podem ser de grande ajuda para você organizar os seus contatos.

Envio de mensagens automáticas

É muito comum que as empresas recebam uma mensagem dos seus clientes após o período comercial.

Uma das grandes preocupações dos empresários sempre foi o de disponibilizar um retorno automático, para que o cliente saiba que o seu contato foi recebido e que ele receberá um retorno o mais rápido possível.

Entendendo essa necessidade específica, a versão Business oferece essa ferramenta, que permite o envio de uma resposta automática quando você recebe o contato de um cliente fora do seu horário de expediente.

Desse modo, a sua comunicação pode ser mais eficaz, e garantir que o seu comprador visualize um aviso simples de que ele receberá um retorno o mais rápido possível.

As ferramentas do WhatsApp Business mencionadas neste tópico mostram como o aplicativo é essencial para as empresas que desejam estabelecer um relacionamento mais próximo com os seus cliente.

Depois de tantos benefícios, ficou claro que o comunicador deve fazer parte da rotina do seu estabelecimento o quanto antes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.